1ª Feira de Artes Manuais de Rio das Ostras reúne centenas de artesãos no Parque da Cidade
Maior feira de artesanato da região ofereceu oportunidades para qualificação
Artesãos, amantes das artes plásticas, profissionais do ramo e interessados participaram no último final de semana da 1ª Feira de Artes Manuais de Rio das Ostras, realizada no Parque da Cidade.
O espaço se transformou em um grande atelier para que o público pudesse participar de várias oficinas oferecidas. As técnicas desenvolvidas foram Tricô,Crochê, Fitas e Laços decorativos, Pintura decorativa, em MDF e em tecido, Craquelê – Modelagem em Biscuit e Decoupage em madeira.
Em seu pronunciamento na abertura do evento, o prefeito Carlos Augusto garantiu uma nova edição da feira para novembro deste ano. “A Feira é uma ótima oportunidade de oferecermos condições de mais pessoas se capacitarem para trabalhar com artesanato. Estudamos a implantação de um Projeto do Governo Federal para que as pessoas possam investir em seus próprios negócios e garantir uma renda melhor para toda a família”, disse.
A secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, falou sobre os programas de geração de renda e o acesso ao microcrédito que a Administração Municipal está viabilizando para os artesãos. “Os projetos são muito importantes porque garantem uma ocupação para as pessoas poderem manter suas famílias. No ano passado, apenas nas festividades dentro do município, foram computados cerca de R$ 25mil em vendas dos artesanatos dos grupos de geração de renda”, declarou.
Margareth Azevedo, do Movimento de Economia Solidária, aproveitou a ocasião para agradecer a oportunidade viabilizada pelo prefeito Carlos Augusto ao conceder um quiosque na Praia das Tartarugas. “Neste espaço, os artesãos locais têm a oportunidade de comercializar as suas peças e garantir uma renda extra”, contou.
Moradora do Recanto, Mônica Prado, aproveitou a Feira para aprender uma nova técnica de artesanato. “Como já sou artesã, quis aprender a técnica de criação em peças de MDF. Preciso expandir meus contatos e apresentar mais o meu trabalho. Estou me qualificando ainda mais para isso”.
FONTE: SECOM – PMRO.