Tecnologia inovadora no controle da dengue é apresentada em Rio das Ostras

Integrantes do Núcleo de Vigilância em Saúde da Baixada Litorânea participaram da palestra ministrada por técnico inglês

Uma nova tecnologia de controle do mosquito da dengue (Aedes aegypti) foi apresentada nesta quarta-feira, 19, em Rio das Ostras, para a equipe técnica da Prefeitura e integrantes do Núcleo Descentralizado de Vigilância em Saúde da Baixada Litorânea. A secretária municipal de Saúde, Ana Cristina Guerrieri, lembrou da importância do trabalho integrado entre os vários municípios para o combate à dengue. A palestra, realizada no auditório da Casa da Educação, foi conduzida por Glen Slade, representante da empresa inglesa de ciência e biotecnologia responsável pelo desenvolvimento dessa técnica.

A tecnologia elaborada na empresa Oxitec, ligada à Universidade de Oxford, consiste na implantação de um gene que cria uma linhagem de mosquitos machos estéreis que, ao serem liberados no campo, diminuem a população do inseto praga. Essa técnica foi implantada com sucesso em dois municípios baianos: Juazeiro, onde conseguiu reduzir a população do mosquito da dengue em 96%, e em Jacobina.
Depois de conhecer a técnica, a equipe da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras agora vai avaliar a viabilidade dessa tecnologia ser aplicada no controle do Aedes aegypti no Município.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.