Solenidade marca início das atividades do Jovem Cidadão 2014
Programa desenvolvido pela Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras atende adolescentes entre 15 e 18 anos
Uma solenidade na Câmara de Municipal de Rio das Ostras, nesta quinta, 22, marcou oficialmente o inicio das atividades do Programa Jovem Cidadão, desenvolvido pela Secretaria de Bem-Estar Social da Prefeitura. A nova turma é formada por 50 adolescentes, que serão preparados para o mercado do trabalho, sendo valorizados no dia a dia e tendo oportunidade de exercer na prática a sua cidadania.
Os participantes passam por três etapas, sendo elas básica, específica e período de atuação e vivência, com atividades em diversas secretarias da Administração Municipal e empresas privadas que mantêm parceria com o programa. Durante todo esse tempo, eles recebem uma bolsa-auxílio de meio salário mínimo, para contribuir com a renda familiar.
Representando o prefeito Sabino, o Chefe de Gabinete, Aldem Vieira, destacou a importância da iniciativa lembrando que a ajuda financeira é importante para evitar que os jovens deixem a escola. “Nós criamos as oportunidades, mas vocês precisam ter vontade de aprender e crescer. Por isso, peço a todos que mantenham a motivação e sigam sempre em frente em busca de seus sonhos e objetivos”, destacou.
A Coordenadora do Jovem Cidadão, Cristiane de Sousa Reis, aproveitou a presença dos responsáveis para lembrar a importância dos familiares durante todo o processo. “A juventude deve ser protagonista de nossa história por isso que vocês precisam valorizar esse momento. Os pais e responsáveis também têm papel importante no acompanhamento escolar e na formação de caráter dos filhos”, enfatizou.
Ana Carolina Caetano ouviu falar do Jovem Cidadão por meio de um amigo que já participou do Programa. A adolescente de 16 anos vive a expectativa de uma realidade que, segundo ela, deve prepará-la para o mercado de trabalho. “Sei que vou aprender muito durante o tempo em que estiver participando das atividades. Assim que terminar o Ensino Médio quero logo começar a trabalhar, mas não vou parar de estudar. Pretendo me formar em Educação Física”, comentou Ana Carolina com muita empolgação.
Outra participante do Programa, Alice da Silva, que tem 17 anos, é moradora de Nova Cidade. Para ela, as oportunidades que surgirão com o tempo são uma realidade. A estudante também tem amigos que já participaram do Jovem Cidadão e só fizeram elogios. “Sei que preciso ser disciplinada para estudar e participar das atividades. Vou levar tudo muito a sério para ter um bom desempenho”, comentou, sob o olhar atento do pai, Jorge Henrique da Silva. “Tenho muito orgulho da minha filha porque sei que ela está trilhando o caminho certo”, disse orgulhoso.
Ainda marcaram presença na solenidade o subsecretário de Bem-Estar Social, Rosenildo Viana, que representou a secretária Rose Santos; Eronei Leite, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, e Marcelo Castro de Abreu, presidente do OstrasPrev – Rio das Ostras Previdência. O vereador Vanderlan Moraes representou os demais vereadores.
CRITÉRIOS – Para participar do Programa Jovem Cidadão é preciso ter entre 15 e 18 anos. Também é necessário que os interessados estejam cursando a partir do 7º ano do Ensino Fundamental na rede pública e morem há pelo menos dois anos na cidade. Os participantes são classificados a partir dos critérios: renda familiar per capta, área de risco social, faixa etária, escolaridade, situação de moradia (própria, de aluguel ou cedida) e tempo de moradia, especificação de maternidade ou paternidade (com ou sem filhos).
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social