Servidores de Rio das Ostras têm Jornada Formativa sobre direitos da população LGBTI
Funcionários públicos de Rio das Ostras e moradores são convidados a participar da Jornada Formativa sobre os Direitos da População LGBTI que acontece nesta quarta, dia 31, às 18h, na Câmara Municipal. O evento integra a programação do Dia Mundial de Combate à LGBTfobia, comemorado em 17 de maio.
A Jornada será conduzida pela equipe do Centro de Cidadania LBTI da Baixada Litorânea I e II, em parceria com a ONG Todos Somos 1. O Centro de Cidadania integra o Programa Rio Sem LGBTIfobia, vinculado à Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A Câmara Municipal fica na Avenida dos Bandeirantes, 2000, no Loteamento Verdes Mares.
Atuando na garantia de direitos para a população LGBTI, o Centro de Cidadania conta com uma equipe multidisciplinar composta por advogado, assistente social e psicóloga. O equipamento da Baixada Litorânea I e II atende aos seguintes municípios: Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Casimiro de Abreu e Rio das Ostras e Macaé.
ATENDIMENTOS – Orientações sobre Cadúnico e para acesso à documentação básica são alguns dos atendimentos sociais realizados pelo Centro de Cidadania LGBTI. Na área psicológica, a equipe promove orientação e apoio emocional, encaminhamentos para órgãos de saúde mental e tratamento hormonal. Já o atendimento jurídico informa sobre direitos e faz o acompanhamento em casos de violências e violações de direitos.