Série de obras aumenta a distribuição de água em Rio das Ostras
Cerimônia nesta quarta, em Nova Cidade, marca ampliação da rede com presença do prefeito Sabino e representantes da Cedae
Uma série de obras realizada pela Prefeitura e a Cedae vai atender a uma antiga reivindicação dos moradores de Rio das Ostras – a ampliação da distribuição de água tratada. Nesta quarta-feira, 8, uma cerimônia na Av. Heleno Nunes, ao lado da Igreja de Santo Antônio, em Costazul, às 11h, marca a ampliação da rede. Estarão presentes o prefeito Sabino, o secretário de Obras, Wayner Fajardo, o diretor de Interior da Cedae, Heleno Silva, e o gerente regional da companhia, Fernando Arruda.
A Prefeitura já concluiu a construção da rede de distribuição que atende boa parte das localidades de Costazul, Colinas e Bosque Beira-Rio. Agora, Cedae e o Município estão finalizando a construção de uma adutora que permite à concessionária levar água às áreas de Nova Cidade e adjacências, como Gelson Apicelo e São Cristóvão. A nova rede vai sanar o antigo problema de falta de água das áreas de Nova Cidade que estão mais distantes do tronco principal (localizado ao longo da rodovia Amaral Peixoto). O abastecimento no local deve começar até agosto.
A principal obra em andamento é a duplicação da adutora de água tratada, localizada na Fazenda São João. A Cedae poderá, então, abastecer por completo seus reservatórios de 2,5 milhões de litros e distribuí-los a várias localidades, como Âncora, Enseada das Gaivotas, Terra Firme, além da parte alta de Costazul e Colinas.
MELHORIA EM TODO SISTEMA – Segundo o gerente Fernando Arruda, a Cedae já investiu cerca de R$ 10 milhões na captação e produção e com essas obras, realizadas em parceria com a Prefeitura, será possível finalmente melhorar a distribuição da água tratada. “Já ampliamos nossa capacidade de produção de 200 litros/segundo para 420 litros/segundo. Porém era necessário investir na distribuição para melhoria de todo o sistema”, explicou Arruda, prevendo o prazo máximo para o término dessa intervenção em setembro de 2013. De acordo com a concessionária, com as obras, a companhia poderá atender a todos os locais onde já existe rede instalada.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social