Semana de Educação Alimentar envolveu cerca de 22 mil alunos em Rio das Ostras
Contação de histórias, visitas a mercado e degustação fizeram parte da programação que envolveu as 46 unidades de ensino
Visitas a peixarias e mercados que comercializam hortaliças, legumes e frutas, degustação de alimentos, contação de histórias e apresentações teatrais. Todas essas atividades marcaram a Semana de Educação Alimentar e de Saúde na Escola de Rio das Ostras, concluída na última sexta, dia 22. Cerca de 22 mil alunos das 46 unidades de ensino da Rede Municipal foram envolvidos na programação da Semana, uma parceria das secretarias de Saúde e Educação.
Crianças que ainda estão descobrindo o mundo das letras aprenderam a importância da alimentação saudável. Na Escola Municipal Alzir David Pereira, que atende alunos de Educação Infantil e do primeiro ano de escolaridade, as atividades se estenderam por duas semanas. Entre as ações, confecção de salada de frutas e de vitamina de leite e banana, além de encenação de peça e realização do jogo da pirâmide alimentar com a participação dos pais.
“Trabalhamos a questão da alimentação saudável ao longo de todo o ano. Não autorizamos as crianças a trazerem biscoitos recheados, refrigerantes e doces para a escola. Nossos alunos são multiplicadores desse aprendizado, alertando os pais que devem evitar comidas com muito açúcar e gordura”, conta a diretora Marinelse Schuindt Calil.
Nas creches e unidades de ensino que atendem à Educação Infantil, as atividades foram práticas, possibilitando que as crianças visualizassem e saboreassem os alimentos. As ações da semana envolveram ainda alunos maiores, que elaboraram cartazes, fizeram trabalhos e produções textuais coletivas sobre o tema, encenaram peças e participaram de jogos.
A Trupe Cultural, grupo da Divisão de Programas e Projetos Literários do Departamento de Leitura e Arte da Secretaria de Educação, também se apresentou em algumas escolas.
FONTE:
Departamento de Jornalismo