Secretaria do Ambiente de Rio das Ostras recolhe pneus inservíveis e envia para reciclagem

Recolhimento semanal é mantido pela Prefeitura com o objetivo de preservar o ambiente e evitar acúmulo em local impróprio

A Secretaria do Ambiente de Rio das Ostras, responsável pelo trabalho de coleta de lixo no município, administra uma Central de Tratamento de Resíduos Sólidos, como parte de um projeto de gerenciamento que busca tratar em um só lugar os resíduos domiciliares e públicos. Em períodos de grande movimentação no Município, o local chega a processar até 190 toneladas de resíduos em um único dia. Todo esse material é levado para o Aterro Sanitário, que funciona na localidade de Vila Verde e segue criteriosamente as normas pré-estabelecidas pelas autoridades ambientais.

Entre as ações da secretaria é possível destacar o trabalho semanal de recolhimento de pneus inservíveis e que são descartados pelas borracharias e lojas do ramo que atuam na cidade. “Tendo em vista que os pneus usados são resíduos que prejudicam o ambiente, fabricantes e importadores têm o dever de dar o destino ecologicamente correto aos pneus inservíveis”, comentou o secretário do Ambiente Nivaldo Talon. Ele lembra ainda que o encaminhamento para a reciclagem é fundamental para evitar problemas com poluição e doenças como a dengue por exemplo.

Em Rio das Ostras, os pneus são armazenados por no máximo 10 dias em uma área que fica coberta no Aterro Sanitário. Após esse período, uma empresa de São Paulo que trabalha com reciclagem faz a retirada da borracha, que após um processo separação do aço é triturada e destinada à reciclagem, servindo de combustível para fornos de fábrica de cimento e componente de massa asfáltica.

O secretário Nivaldo Talon destaca ainda que a periodicidade do recolhimento é seguida à risca para evitar o acúmulo de pneus e a presença de vetores. Cerca de 2 mil pneus são retirados a cada 10 dias pela empresa responsável pela reciclagem. Em 2013, foram 34 mil e 500 pneus. Esse número subiu para 64 mil e 400 em 2014. Os números mostram um aumento médio de 88% no recolhimento desse tipo de material no último ano em relação a 2013. Apenas nos primeiros 20 dias de janeiro deste ano, 4 mil e 500 pneus já foram recolhidos pela Secretaria do Ambiente e acondicionados no Aterro Sanitário.

Para o empresário Amaro Abud a ação de recolhimento semanal dos pneus inservíveis é vista como positiva. “O trabalho que é feito pela Secretaria do Ambiente é fundamental para nós comerciantes do ramo. Se não fosse assim, eu precisaria de um espaço bem maior para armazenar todo o material até a retirada por empresas de reciclagem”, disse o empresário que é natural de Campos, mas já atua em Rio das Ostras há 10 anos.

PNEUS E ARTE – Outra forma de reutilização dos pneus é por meio do artesanato, como acontece no ateliê “Lembrei de Você”, que funciona no Parque dos Pássaros, em Rio das Ostras. Luirene Ventura, da ONG Maré de Artes, atua no espaço e mostra que os pneus também podem ser transformados em objetos de arte e decoração. “Acredito que muita gente ainda não descobriu as possibilidades de reciclagem e reaproveitamento dos pneus. Aqui no ateliê podemos apresentar ao público que nos visita objetos como os pufes, entre tantos outros”, disse a artesã.

O Parque dos Pássaros é administrado pela Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca e fica na Avenida Petrópolis, s/n, no Jardim Marilea.

 

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.