Secretaria de Saúde de Rio das Ostras dá continuidade à prevenção do HPV
Município mantém estratégia bem sucedida de imunizar as meninas nas escolas
A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras continua o trabalho de imunização de meninas de 9 a 13 anos contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), que pode causar câncer do colo do útero.
Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, o Município está aplicando a segunda dose da vacina. Para garantir ampla cobertura, as equipes estão indo até as escolas, públicas e particulares, para imunizar as adolescentes.
Nesta semana, as equipes estiveram na Escola Municipal Padre José Dilson Dórea e no Centro Educacional Pequeno Aprendiz. Os profissionais de saúde visitarão ainda as escolas municipais Inayá Moraes D´Couto e Nadir da Silva Salvador, nesta quarta-feira, 23. Na quinta-feira, 24, serão visitados o Instituto Nossa Senhora da Glória (Castelo) e o Colégio Cenecista Rio das Ostras (Cenec).
As meninas nesta faixa etária que ainda não tomaram a primeira dose poderão recebê-la agora em setembro. Para isso, é necessário levar a autorização assinada pelos pais. Os termos estão disponíveis na direção das escolas.
A campanha, que está alinhada ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, visa proteger contra os subtipos HPV 16 e 18 da doença, responsáveis por cerca de 70% dos casos desse tipo de câncer no mundo.
DOSES – Seguindo a estratégia do Ministério da Saúde, esta segunda dose está sendo aplicada 6 meses após a primeira. As meninas vão receber ainda uma terceira dose, cinco anos depois da fase inicial. Aquelas que receberam a primeira dose, mas já completaram 14 anos, ainda assim devem tomar as doses seguintes.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social