Secretaria de Planejamento lança metodologia do Orçamento Participativo 2010
Evento será no próximo dia 20, na Câmara, e vai também eleger os presidentes e vices dos conselhos do Orçamento Participativo Jovem
No próximo dia 20 de maio, na Câmara dos Vereadores, a partir das 18h, a Secretaria de Planejamento fará o lançamento da metodologia a ser aplicada no Orçamento Participativo 2010. No evento, também haverá a eleição dos presidentes e vices das comissões executivas dos conselhos do Orçamento Participativo Jovem.
A metodologia vai trazer uma dinâmica maior na participação da comunidade. Este ano será elaborada uma ficha de diagnóstico para cada rua de cada um dos 16 setores que dividem o município no Orçamento Participativo.
Serão verificadas quais ruas já são pavimentadas e qual tipo de pavimentação, iluminação, rede de água e esgoto, além de identificar onde estão distribuídas as áreas de lazer, unidades de saúde, as escolas e quais níveis da Educação que atendem.
A Secretaria de Planejamento está elaborando um calendário, com datas para cada Setor, no qual a equipe de trabalho estará realizando o diagnóstico.
Para escolher as prioridades, além da votação online, que continua disponível no endereço www.riodasostras.rj.go.br, as pessoas poderão usar uma cédula impressa. Os votos deverão ser depositados nas diversas urnas espalhadas em pontos centrais no município. A cédula impressa e os locais das urnas serão divulgados na imprensa local.
Conselho de Planejamento e Orçamento Participativo Jovem – No último sábado, a Secretaria de Planejamento realizou a eleição da comissão executiva dos conselhos do Orçamento Participativo Jovem. O “Conselhinho”, formado por alunos da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, conta com 10 integrantes, de 4 a 10 anos. No conselho formado pelos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a novidade ficou por conta da ampliação do número de conselheiros, passando dos atuais 20, para 30 componentes.
A eleição do presidente e vice das duas comissões executivas está prevista para o próximo dia 20, na Câmara, durante a apresentação da metodologia 2010.
Criado em 2007, o Orçamento Participativo Jovem tem o objetivo de despertar nos alunos o interesse na discussão de projetos que possam beneficiar a vida da população de Rio das Ostras.
FONTE: Secretaria de Comunicação Social