Secretaria de Educação participa de Seminário Nacional de Currículo
O Seminário Nacional de Currículo em Debate contou com a presença de secretários de Educação de estados e municípios, representantes de entidades de caráter nacional, que juntos debateram concepções de currículos e seus desdobramentos, a partir do texto preliminar “Indagações sobre Currículo”.
A abertura oficial do evento contou com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad. Ensino obrigatório dos 6 aos 14 anos, promoção do debate, em todas as escolas, sobre a concepção do currículo e elaboração de um currículo que priorize a formação humana foram alguns dos assuntos debatidos durante o Seminário.
“Nos grupos de trabalho tivemos a oportunidade de trocar experiências com secretários municipais de diversas localidades do Brasil, bem como discutir mais amiúde sobre a concepção de currículo que estamos trabalhando em nossas redes”, afirmou Edilane Carvalho.
O documento “Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade” foi entregue a todos os gestores presentes. “A apresentação desse documento veio reafirmar a urgência da construção de uma escola inclusiva, cidadã, solidária e de qualidade para todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos brasileiros”, disse a diretora da Casa da Educação.
Segundo Edilane, um outro momento importante do evento foi o Colóquio Nacional sobre a Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. “Durante o colóquio houve uma apresentação dos antecedentes e fundamentos justificativos de revisão e atualização curricular”, explicou Edilane.
Durante a estada em Brasília, as duas representantes da Secretaria de Educação de Rio das Ostras estiveram no Ministério da Educação, acompanhadas da Consultora Técnica do MEC, professora Cleide de Alencar Tormena, e visitaram a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade e a Secretaria de Educação Especial.
“Com a visita pudemos conhecer a proposta pedagógica de ambas as secretarias e recebemos materiais didáticos que irão compor o acervo da Biblioteca do Professor da Casa da Educação. Em seguida, visitamos o Gabinete do deputado federal Alexandre Santos, onde apresentamos reivindicações de projetos de interesse do Município de Rio das Ostras”, concluiu Edilane.