Secretaria de Agricultura de Rio das Ostras debate Programa de Apoio às Unidades de Conservação
Nesta terça-feira, dia 24, servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras se reuniram, no Parque dos Pássaros, com representantes da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) com o intuito de fortalecer o Programa de Apoio às Unidades de Conservação Municipais (ProUC).
O objetivo deste programa da SEAS é monitorar algumas áreas naturais que já são preservadas, contribuindo para a proteção da Mata Atlântica e toda a sua biodiversidade.
Segundo a bióloga Manuela Pereira, da empresa Saberes, que presta consultoria para a SEAS, o objetivo é fortalecer o ProUC. “O Programa apoia a gestão e a manutenção das Unidades de Conservação Municipais. Atualmente, o Programa cobre 86 municípios do Estado do Rio de Janeiro”, esclarece.
“Estamos realizando reuniões técnicas nos municípios atendidos pelo Programa e, a partir destes encontros, estabelecemos vistorias nas Unidades de Conservação de cada município”, completa a bióloga.
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – Rio das Ostras possui quatro Unidades de Conservação: a Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Iriry, o Monumento Natural dos Costões Rochosos, o Parque Natural Municipal dos Pássaros e a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) de Itapebussus.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.