Saúde do Pescador de Rio das Ostras completa dois anos
Neste período, cerca de 300 atendimentos foram oferecidos aos pescadores e a seus familiares
A Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Secretaria Municipal do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, festeja nesta segunda-feira, dia 6, a partir das 16h, dois anos de implantação do Projeto Saúde do Pescador no Posto de Saúde da Boca da Barra. Durante a comemoração haverá rodas de conversas com nutricionista, fisioterapeuta e odontólogo.
O projeto tornou-se referência para o Estado. Os atendimentos, realizados em horários diferenciados para se adequar à rotina desses trabalhadores, acontecem todas as segundas e quintas feiras, das 16h às 20h, no Posto de Saúde Boca da Barra.
Atualmente, existem 72 pescadores cadastrados, que recebem acompanhamento em clínica médica, consulta da enfermagem, odontologia, nutrição, fisioterapia, atualização da caderneta de vacina (hepatite, tétano e influenza) e, quando necessário, são encaminhados para especialidades. Os familiares dos inscritos também são beneficiados pelas atividades.
O programa também inclui rodas de conversa sobre diversos temas, em especial, cuidados com a Saúde. “O sucesso do trabalho se deve ao acolhimento humanizado, ao horário de atendimento diferenciado e à reserva de vagas. Em média, foram oferecidos 300 atendimentos ao pescador na Unidade de Saúde durante o período de julho de 2014 a junho de 2015”, destacou a secretária Municipal de Saúde, Ana Cristina Guerrieri.
Programação
Segunda, 6 de julho
Posto Boca da Barra, às 16h
Roda de Conversa com os temas:
“A importância da alimentação saudável para a normalidade da taxa de ácido úrico e do colesterol”, coordenada por nutricionista;
“O trabalho postural que ameniza os impactos da atividade braçal pesqueira através de mudança de hábito como alongamento e o incentivo da prática de atividade física”, com fisioterapeuta;
“Prevenção: a palavra chave nos cuidados com a saúde bucal que garante um sorriso bonito e vida saudável, com odontólogo.
FONTE:
Departamento de Jornalismo