Saúde de Rio das Ostras prioriza vacinação de recém-nascidos
Sala de Vacina do Centro de Saúde continua com atendimento de segunda a sexta
Tendo em vista que o município de Rio das Ostras tem como meta a excelência no atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu priorizar o atendimento dispensado aos recém-nascidos na Sala de Vacinas do Centro de Saúde Extensão do Bosque, por conta do atraso anunciado no envio das doses de vacinas variadas por parte do Ministério da Saúde.
Como essa faixa-etária requer um atendimento específico e diferenciado, a Secretaria de Saúde determinou que os dias serão definidos por tipo de vacina. O objetivo dessa medida é evitar o risco de contaminação das crianças e o estresse das puérperas (mães que acabaram de ter seu filho).
O atendimento exclusivo aos recém-nascidos será às segundas e quartas, das 8h30 às 11h30. Na parte da tarde, das 13h30 às 16h30, será a rotina do Centro de Saúde. Terças, quintas e sextas, o atendimento também será normal nos períodos da manhã e da tarde.
A vacinação contra Febre Amarela será de terça e quinta-feira, no período da tarde, das 13h30 às 16h30. As mães que levarem seus bebês para tomarem a vacina BCG no mês de março devem comparecer as segundas e sextas, das 8h30 às 11h30. Já aquelas que desejarem fazer o Teste do Pezinho poderão levar seus bebês as segundas, quartas e sextas-feiras às 8h.
De acordo com a secretaria de Saúde, Ana Cristina Guerrieri essa divisão se deu por conta do comunicado do Ministério da Saúde sobre o atraso no envio das doses de vacina. “Resolvemos concentrar os dias para evitar o desperdício das vacinas, já que quando os lotes são abertos, eles têm prazo determinado para o uso. Definindo os dias fica mais produtivo e facilita para a população”, esclareceu a secretária.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo