Saero avalia desempenho dos alunos de Rio das Ostras no primeiro semestre
Alunos do 1º ao 5º ano da Rede Municipal de Rio das Ostras puderam mostrar o desenvolvimento alcançado no aprendizado. O grupo, composto por 9467 estudantes, realizou as provas do Sistema de Avaliação Educacional de Rio das Ostras (Saero) nas escolas em agosto, após o retorno do recesso.
Intitulada como ‘Percurso’, por ser aplicada na metade do ano letivo, a avaliação tem o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade da Educação nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Os dados e indicadores do Saero possibilitam intervenções positivas, formulação, reformulação e monitoramento das políticas públicas.
“Logo no início do ano, os alunos realizaram duas atividades diagnósticas, o Saero Diagnóstico e a Avaliação Diagnóstica feita pelos professores, cujos dados serviram de base para traçar planos e estratégias a fim de sanar as lacunas na aprendizagem durante a pandemia”, afirmou o coordenador responsável pelo levantamento de dados e análise de desempenho dos estudantes, Renato Louseiro.
Segundo a responsável pela Gerência de Avaliação Educacional, Melissa Colecto, as avaliações são confeccionadas de acordo com o ano de escolaridade e cada uma delas tem uma quantidade de questões específicas, que abordam conteúdos ministrados aos alunos desde o início do ano.
Segundo a gestora, além desta avaliação, os 3692 alunos matriculados no 1º e no 2º ano de escolaridade foram submetidos a uma avaliação individualizada, aplicada por professores e coordenadores em junho e julho.
PARTILHA DE CONHECIMENTO – Rio das Ostras recebeu a visita da subsecretária de Educação e da diretora do Departamento de Educação de Duque de Caxias, Myrian Medeiros e Vilma Soares, respectivamente. O encontrou aconteceu no último dia 10 com a participação de gestores da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras, que apresentaram o trabalho desenvolvido pela Gerência de Avaliação Educacional por meio do Saero.