Roda de Histórias em Rocha Leão abre o I Contos em Ostras – Encontro de Contadores de Histórias
O Projeto I Contos em Ostras – Encontro de Contadores de Histórias, vencedor do Edital Leripe Cultural, na Categoria Contação de Histórias e Ações Similares, começa neste sábado, dia 23, em Rocha Leão, com uma roda de histórias que será realizada no Empório da Estação, a partir das 14h. O evento é um convite para que as pessoas partilhem histórias, causos, poesia e música.
As contadoras histórias Neila de Lucena e Júlia Soares estarão presentes contando histórias, recebendo as pessoas que desejam participar e mediando uma conversa sobre a prática de contar de histórias. A participação é gratuita e a classificação é livre.
Além disso, a Roda de Histórias terá a presença da Livraria Tarrafa que vem fomentando a literatura no Município de Rio das Ostras não apenas com a comercialização de livros, mas também promovendo encontros afetuosos entre os leitores e os livros. “Todos são bem-vindos a compor a roda, seja ouvindo histórias, ou partilhando o que desejar: um conto, uma memória, um texto autoral, ou uma leitura”, declarou Júlia Soares.
A Roda de História será a primeira ação do 1º Contos em Ostras, que faz parte da programação do Edital Leripe Cultural, patrocinado pela Fundação Rio das Ostras de Cultura. A programação completa do projeto pode ser encontrada em sua rede social ( @contosemostras ) ou na rede social da FROC.
PROJETO – O I Contos em Ostras – I Encontro de Contadores de Histórias é um evento de promoção cultural e artística contemplado pela Chamada Pública 006/2023 do Edital Leripe Cultural para a categoria de Contação de Histórias e Ações Similares. Idealizado, produzido e executado por Júlia Soares e Neila de Lucena, que se revezam entre realizar apresentações artísticas, ministrar oficina na arte narrativa, ofertar um circuito de encontros e rodas de conversas entre Contadores de Histórias em Rio das Ostras.
O projeto reunirá entusiastas da contação de histórias, narradores tradicionais e aqueles que se dedicam à arte como prática profissional. Para tal, o projeto foi planejado de forma que existam espaços para partilha de saberes e anseios em relação à arte narrativa, e, como não poderia deixar de ser, para apresentações artísticas de contação de histórias, sendo assim estruturado em algumas ações: Roda de Histórias, Oficina de Contação de Histórias, Roda de Conversa entre contadores de Histórias (Fórum) e, por fim, a Tarde de Histórias com apresentações artísticas.