Robenn Ford e Omar Hakim são destaques do Rio das Ostras Jazz & Blues 2015
Icognito Band e Matt Schofield também têm presença confirmada no Festival, que acontece entre os dias 20 e 23
O alto nível dos artistas sempre foi marca registrada do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, que chega a sua 13ª edição.
Por sua trajetória, o evento conquistou, além de um público fiel, o interesse da iniciativa privada, que está arcando com os custos do Festival este ano. Quem vier assistir a esta edição, entre os dias 20 e 23 de agosto, não deve se decepcionar. Entre os nomes já confirmados estão Robenn Ford, um dos maiores guitarristas de todos os tempos, além do baterista Omar Hakim, banda Incognito e Matt Schofield.
O festival, que é considerado um dos maiores do gênero na América Latina, é gratuito e acontecerá em três palcos: Praça São Pedro, Lagoa de Iriry e Costazul.
ATRAÇÕES – O line-up internacional é formado por Robben Ford, eleito pela revista Musician um dos 100 maiores guitarristas do século XX; o renomado baterista Omar Hakim; O grupo Incognito, um dos principais representantes do Acid Jazz; Matt Schofield, tido como um dos melhores guitarristas britânicos; a multi-instrumentista
Carolyn Wonderland e um dos grandes nomes do acordeom das Américas, Dwayne Dopsie.
O Brasil será representado pelo guitarrista Artur Menezes, o gaitista Gabriel Grossi – acompanhado por Arismar do Espírito Santo, Cristiano Crochemore, acompanhado pela banda Blues Groovers, com a participação especial de Luiza Casé, Gabriel Silva e ainda o grupo Segundo Set, vencedor do concurso de bandas realizado na edição anterior do festival.
Mantendo a tradição, a Orquestra Kuarup, ligada à Fundação Rio das Ostras de Cultura e regida pelo maestro Nando Carneiro, abre a primeira noite do festival. A orquestra é formada por jovens músicos de Rio das Ostras.
Durante os intervalos dos shows do palco Costazul, o público também poderá curtir o som da Orleans Street Jazz Band, que se apresenta em meio à plateia.
CASA DO JAZZ – Com show de 15 bandas locais, a Casa do Jazz tem como grande novidade a presença do Clube do Vinil, que funcionará no espaço todos os dias das 18h às 20h. Em seguida acontecem as apresentações dos artistas a partir das 22h.
ECONOMIA – O Rio das Ostras Jazz & Blues é importante também na movimentação econômica da cidade. Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas- FGV/RJ, realizada em 2014, apontou que foram injetados mais de R$ 11 milhões na economia do município durante o período do festival.
O Rio das Ostras Jazz & Blues Festival é realizado pela Azul Produções, com o patrocínio da Vallourec, Unimed, Viação 1001 e Brastech, por meio da Lei de Incentivo da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, e conta com o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras.
FONTE: