Rio+Saneamento começa obra da adutora de água tratada de Rio das Ostras, nesta segunda-feira (02/01)
Nova adutora terá 12 km de extensão e será responsável pelo abastecimento em diversos bairros
O projeto de solução definitiva para o abastecimento de água de Rio das Ostras começa a tomar forma. Como anunciado no início de dezembro, a concessionária Rio+Saneamento vai começar as obras da nova adutora de água tratada do Contorno, nesta segunda-feira, dia 02 de janeiro de 2023. A estrutura, que terá 12 km de extensão, será responsável pelo abastecimento da cidade, trazendo melhorias para diversos bairros, que há anos sofrem com a falta d’água.
No dia 7 de dezembro, a Rio+Saneamento fez o lançamento da obra, trazendo 10 carretas com 2 km de tubulações (cerca de 360 tubos de 500 mm de diâmetro em ferro fundido) para a construção da adutora. Até esta última semana, a cidade já recebeu 6,5 km de tubos para a execução da obra, que vai beneficiar toda a cidade. Ainda em janeiro, a concessionária vai receber mais 5,5 km de tubulações.
Segundo o superintendente da Rio+Saneamento na Regional Serra Lagos, Christian Portugal, a empresa vem trabalhando intensamente ao longo dos últimos cinco meses de concessão, com o apoio de empresas de consultoria especializadas em projetos e soluções de engenharia, a fim de auxiliar as equipes da concessionária na concepção de iniciativas que tragam segurança operacional para o fornecimento de água em Rio das Ostras.
“Durante este período, realizamos diversas ações para melhorias, inclusive com a criação de um CCO para acompanhar de perto o abastecimento da cidade. Mas, o cenário exige intervenções mais severas na infraestrutura para que toda a cidade seja abastecida. A adutora do Contorno é uma obra necessária e fundamental, que faz parte deste projeto com investimentos estruturantes e de grande porte, para garantir um abastecimento contínuo e regular para a população. Será um marco, que vai transformar e trazer mais qualidade de vida para Rio das Ostras”, ressaltou o superintendente.
Com esta obra, o sistema de abastecimento de Rio das Ostras terá a adução de água tratada tanto pela atual adutora que vem de Barra de São João, quanto pela nova adutora de 12 km, que passará pela Estrada do Contorno. Isso significa que haverá entrada de água com mais vazão e pressão pelos dois lados da cidade.
Pacote de Obras
Ainda de acordo com Christian Portugal, as ampliações da captação Ponte do Baião e da Estação de Tratamento de Água (ETA de Rio Dourado) também estão incluídas no pacote de obras para o projeto da Rio+Saneamento no município.
Além disso, haverá ainda a construção de um grande reservatório e de duas Estações de Bombeamento, investimentos para regularizar o abastecimento de água da cidade. Os bairros que sofrem historicamente com desabastecimento de água serão finalmente atendidos com regularidade.
Todas estas obras acontecerão ao longo do ano de 2023.