Rio das Ostras traz dança, música e integração para debater orçamento público
Mais de 250 pessoas prestigiaram o início das atividades do Orçamento Participativo Jovem (OP Jovem) em Rio das Ostras, em evento promovido pela Prefeitura, no último domingo, 29.
Foi uma oportunidade de integração dos conselhos do POP (Planejamento e Orçamento Participativo) e OP Jovem com a comunidade e ainda apresentou a nova metodologia do OP Jovem de 2011.
O OP Jovem reúne estudantes das redes municipal, estadual e particular. Para falar de orçamento e políticas públicas com os alunos da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, que fazem parte do OP Jovem desde o ano passado, a Secretaria de Planejamento deu vida aos mascotes “Ostrativos” e “Juvenil” em esquetes teatrais. Os artistas do Grupo Cria fizeram a primeira apresentação dos personagens no evento do último domingo.
Os artistas também promoveram uma apresentação de hip hop e street dance de forma integrada com a plateia. “Amigo, escute o que eu digo, se liga no Orçamento Participativo Jovem”, diz a letra da música, que ainda fala de saúde, obras, educação e outras prioridades do governo. Este ano, o hip hop será a linguagem do OP Jovem para tratar de orçamento entre os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental.
A secretária Rosemarie Texeira fez um histórico do Orçamento Participativo e das mudanças de metodologia ao longo do tempo. Fez ainda elogios aos conselheiros. “É uma tarefa difícil manter a participação de todos e esse grupo trabalha com respeito, responsabilidade e dedicação em prol de toda a cidade”, disse a secretária.
Rosemarie destacou o sucesso do OP Jovem que começou em 2007 com 20 participantes e hoje já são mais de 60 crianças e adolescentes envolvidos na iniciativa.
Ainda como parte da metodologia, os alunos do 8º e 9º anos e do Ensino Médio participarão de um concurso de projetos com temas ligados as áreas de saúde, educação, saneamento, gestão ambiental, infraestrutura, juventude participativa e participação popular. Eles vão disputar nas categorias texto, desenho, mural, quadrinhos, maquete ou livre.
HOMENAGEM – Os conselheiros do POP homenagearam os servidores da Secretaria de Planejamento pelo apoio ao trabalho do Conselho e pela contribuição na promoção da cidadania.
DENGUE – Aproveitando a grande mobilização popular em torno do OP, a equipe de Educação da Vigilância em Saúde promoveu uma palestra de orientação sobre a dengue e os cuidados necessários para combater o mosquito. A equipe vem atuando em diversos eventos da Prefeitura como forma de intensificar o combate à doença na cidade.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social