Rio das Ostras tem delegados eleitos para Conferência Nacional de Educação
A Conferência Nacional de Educação (Conae), que acontece no mês de fevereiro, em Brasília, vai contar com nove delegados de Rio das Ostras.
O grupo da Cidade se integra aos representantes do Estado do Rio de Janeiro na última etapa dos debates de propostas para subsidiar a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE). Esses delegados foram eleitos durante a Conferência Estadual, realizada no Rio de Janeiro entre os dias 27 e 29 de setembro.
Entre os delegados e suplentes da Cidade eleitos para a Conae, está um grupo de alunos do Curso de Formação de Professores do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero). A diretora geral do Instituto, Sandra Helena Lima, falou do orgulho que sente com a atuação dos estudantes da instituição desde a etapa municipal da Conferência.
“Nossos alunos foram atuantes nas etapas municipal, intermunicipal e estadual dos debates. Todos nós ficamos orgulhosos não apenas com a participação deles, mas de ver a nossa Cidade representada por todos segmentos, como pais, alunos, professores, gestores, em cada um desses momentos”, afirma Sandra Helena, que também será delegada da Conae.
Os alunos Amanda Rodrigues de Castro, Bárbara Catharina Gall e Tarcísio Conceição Oliveira, todos com 16 anos, vão participar da Conae como delegados. Os três falam da responsabilidade de defender as propostas de Rio das Ostras, especialmente na área de Educação Inclusiva.
“Nossa meta é conseguir que as reivindicações pelas quais a gente luta sejam aprovadas na etapa nacional. A Inclusão precisa cada vez mais sair do papel e ser aplicada no dia a dia das escolas”, defende Bárbara, que representa a Educação Básica na Conae.
Segundo Amanda, que ao lado do colega Tarcísio representa a Educação Profissional na conferência, outros temas não podem ser esquecidos. “A expectativa é melhorar a Educação como um todo, valorizando mais os profissionais e dando maiores oportunidades de aprendizado para os estudantes”, reforça Amanda.
O grupo do Imero conta ainda com mais um delegado na etapa nacional, a diretora adjunta Jaqueline Moreira. Já o aluno Simarlei Freitas, de 17 anos, e a gestora Maria Leandra Francisco foram eleitos suplentes da Conae.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social