Rio das Ostras sedia nesta quarta, dia 17, a primeira reunião da Ompetro de 2016
Prefeitos vão debater soluções para reduzir os impactos com a crise causada pela queda dos royalties
Nesta quarta, dia 17, Rio das Ostras vai receber prefeitos e representantes dos 12 municípios da Ompetro – Organização dos Municípios Produtores de Petróleo para a primeira reunião da entidade neste ano.
O objetivo é debater alternativas para reduzir o impacto da crise causada pela queda nos repasses dos royalties, por conta da contínua redução do preço do barril. No ano passado, Rio das Ostras deixou de receber, entre royalties e participação especial, R$ 175 milhões, o que representa uma perda de 52,4% em relação a 2014.
De acordo com o prefeito Alcebíades Sabino, o momento é de cautela e de se adequar às mudanças que estão sendo provocadas pela crise no setor petrolífero. A crise vem causando desemprego na região, provocada pelo fechamento de empresas do setor. Com o desemprego, os trabalhadores e suas famílias passam a buscar mais os serviços públicos, principalmente na área da Educação e Saúde, no momento em que os municípios não dispõem de recursos.
Nos últimos 12 meses, as prefeituras registraram, em média, uma queda de 50% no repasse dos recursos. O panorama econômico dificulta que a Administração Pública Municipal mantenha seus investimentos em infraestrutura, saúde e educação.
FONTE:
Departamento de Jornalismo