Rio das Ostras se prepara para Campanha Novembro Azul
Município realizará várias ações de prevenção do Diabetes e Promoção da Saúde do Homem
A Campanha Novembro Azul foi aberta e, em Rio das Ostras, profissionais da Saúde se preparam para uma série de ações de controle e prevenção do diabetes e câncer de próstata, com palestras, rodas de conversa sobre as doenças e outras atividades que serão realizadas em várias unidades de saúde do Município.
Na próxima sexta-feira, dia 10, o médico endocrinologista Alan da Silva Praxedes Vieira estará na Rádio Energia, às 10h, para conversar e passar orientações sobre o diabetes, fazendo um convite a população para comparecer e participar das ações nas unidades de saúde.
dia 13, segunda-feira, às 9h, haverá uma oficina de insulina e roda de conversa com pacientes do Programa Municipal de Diabetes no Centro de Saúde Extensão do Bosque. E na terça-feira, 14, acontece o Dia D do Diabetes, com ações de promoção, prevenção e orientação à diabetes, com distribuição de folhetos explicativos e dosagem de glicemia. Essas atividades serão realizadas durante todo o dia, no Posto de Saúde Cidade Praiana, nos Centro de Saúde de Nova Cidade e Extensão do Bosque, Clínica da Família e Estratégia de Saúde da Família, no Âncora.
Já no dia 17, Dia Internacional de Combate ao Câncer de Próstata, às 9h, a Campanha Novembro Azul, que valoriza a saúde do homem, será na unidade Estratégia de Saúde da Família do Âncora, com participação do médico de família Antônio Ignácio da Silveira Filho, dando algumas orientações sobre o câncer de próstata para a população.
CONSCIENTIZAÇÃO – A coordenadora de Educação Permanente e Continuada da Saúde no Município, Monara Paula Eyer Lobosco, ressalta que o envolvimento dos profissionais da saúde e a troca de informações são muito importantes para toda a população.
“Reconhecemos a importância do esclarecimento e também a dificuldade de atingirmos o público alvo, uma vez que, levar o homem para dentro da unidade de saúde para conscientizar que a prevenção é o melhor caminho não é uma tarefa muito fácil. Ainda esbarramos com a questão do preconceito, por isso a gestão municipal está muito preocupada e queremos deixar claro que os munícipes serão recebidos com muito carinho e atenção em todas as ações”, completa.
Após o dia 17 de novembro, as unidades de saúde de Rio das Ostras estarão desenvolvendo atividades, ações de promoção e orientação, com as equipes prontas para a realização dos exames. “Nosso desejo é atingirmos o maior número de homens possível para que nosso município continue com números baixos nas estatísticas do câncer de próstata”, acrescenta Monara.
FONTE: ASCOM – PMRO.