Rio das Ostras se empenha para implantação de unidades da Faetec e de Centro de Vocação Tecnológica

Unidades irão qualificar moradores do Município para mercado de trabalho

Para melhorar a qualificação profissional de seus moradores, a Prefeitura de Rio das Ostras se empenha para trazer à cidade uma Escola Técnica da Faetec – Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro e um Centro de Vocação Tecnológica (CVT).

 De acordo com o prefeito Sabino, os moradores do Município devem se capacitar para a chegada de novas empresas na região. “Rio das Ostras é um das cidades que mais cresce no Estado. As empresas do setor de petróleo e gás absorvem mão de obra qualificada. O Turismo é outro setor que deve ser explorado. A instalação de uma unidade Faetec e de um CVT em nossa cidade representa um grande avanço para os jovens que querem se capacitar e conquistar uma vaga no mercado de trabalho”, ressaltou. 

O Centro de Vocação Tecnológica será construído numa área cedida pelo Município situada entre as ruas Nova Iguaçu e Campo de Bicudo.  A previsão é de que as obras sejam iniciadas ainda em 2015. O CVT deverá atender a cerca de 6 mil alunos por ano, com formação profissional de Nível Técnico.    

A Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eronei Leite, destacou a contribuição da nova Escola Técnica da Faetec na cidade. “A nova unidade será uma escola de Educação Profissional. Os cursos deverão ser ofertados de acordo com as necessidades da cidade. Temos áreas de interesse, como Turismo e Processos Industriais voltados para o segmento de Petróleo”, explicou. 

No ano passado equipes da Faetec e do Centro de Vocação Tecnológica (CVT) estiveram em Rio das Ostras com o objetivo de discutir a parceria com o Município para viabilizar a implantação destas unidades de qualificação profissional. 

Recentemente o Prefeito Sabino encaminhou ofício ao Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Reis Ferreira, para reiterar o interesse da Administração Municipal em receber as escolas da Faetec e do CVT na cidade. No ofício, Sabino destaca que toda a documentação necessária para trazer estas unidades já foi entregue ao órgão estadual.

ENSINO MÉDIO – Rio das Ostras também vai ganhar, até o final de 2015, uma Escola Estadual de Ensino Médio, no Village, com capacidade para atender a cerca de 2.400 estudantes em três turnos. 

A nova unidade terá 4.689 m2, distribuídos em três andares, com 20 salas de aula, laboratórios, auditório, refeitórios e quadra coberta de esporte com arquibancada e vestiário. Fruto de uma parceria do governo estadual com o Município, a obra, que está a cargo da Empresa Estadual de Obras Públicas (Emop), está orçada em R$ 14 milhões. Há mais de 30 anos o Município não recebia uma escola estadual. 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.