Rio das Ostras recebe última etapa da Copa Brasil de Paraciclismo

Atletas com deficiência participarão de provas das modalidades contra-relógio individual e estrada circuito

Atletas de todo o Brasil estarão em Rio das Ostras para a quarta e última etapa da Copa Brasil de Paraciclismo, que acontece nos dias 23 e 24 de novembro. A prova definirá os campeões do ciclo 2013 e é a primeira competição que valerá pontos para o ranking classificatório para as Paralímpiadas do Rio 2016. A expectativa dos organizadores é de que cerca de 100 atletas participem do evento. A prova será realizada, das 8h às 12h, na Rodovia Amaral Peixoto, no trecho entre Costazul e a entrada para a Lagoa de Iriry.
De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Alberto Moreira Jorge, o evento contribui para que o Município seja referência no esporte. “A categoria paradesportiva foi implantada no Estado do Rio há apenas cinco anos. A realização desta prova e o trabalho que tem sido realizado neste ano coloca Rio das Ostras como referência nacional. Este evento coroa todas as ações da Prefeitura uma vez que simboliza acessibilidade, respeito e integração na sociedade”, afirma.
“É a primeira vez que o Estado do Rio recebe uma prova exclusiva para pessoas com deficiência. É uma honra ter a oportunidade de receber pessoas que já são vitoriosas pela transposição de suas limitações para dar uma bela continuidade e sentido para suas vidas”, explica Eduardo Almeida, da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro – Fecierj.
No primeiro dia de provas, sábado, 23, será realizada a modalidade contra-relógio individual, em que os atletas competem com o objetivo de realizar o percurso individualmente no menor tempo. Já no domingo, 24, é a vez dos atletas encararem a prova de Estrada Circuito, em que o objetivo é percorrer algumas voltas no circuito, de acordo com a categoria, sendo o campeão o atleta que cruzar a linha de chegada em primeiro.
A prova é uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro, em parceria com a Confederação Brasileira de Ciclismo, com apoio da Prefeitura de Rio das Ostras e da Fecierj, além de contar com o financiamento do Ministério dos Esportes.
ESQUEMA ESPECIAL DE TRÂNSITO – Em virtude da realização da prova, a Prefeitura de Rio das Ostras vai promover um esquema especial de trânsito. No sábado e no domingo, o tráfego da Rodovia Amaral Peixoto será desviado para as ruas auxiliares das 7h às 13h.
RIO DAS OSTRAS CIDADE BIKE – O Projeto Rio das Ostras Cidade Bike pretende estimular o ciclismo como prática esportiva, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, além de promover a sustentabilidade e a mobilidade urbana. O projeto visa também incluir Rio das Ostras como zona de aclimatação olímpica para delegações estrangeiras para as Olimpíadas do Rio 2016.
PARAESPORTE – Uma equipe do projeto de Paraesporte da Secretaria de Esporte e Lazer de Rio das Ostras estará no local para fazer o cadastro de pessoas com deficiência interessadas em praticar esportes adaptados no Município. Futebol (de cinco e de sete), vôlei, natação, basquete, atletismo, tênis de mesa, vela e goalball serão algumas das modalidades adaptadas oferecidas pelo Projeto.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.