Rio das Ostras realiza visita técnica para aprimorar arrecadação municipal

Rio das Ostras realiza visita técnica para aprimorar arrecadação municipal

Translator

 

Encontro com equipe de Maricá visa fortalecer práticas de fiscalização e aumentar a participação riostrense na arrecadação do ICMS

Rio das Ostras busca o aperfeiçoamento continuado da sua equipe para atender melhor a população. Na quarta-feira, dia 12, foi a vez dos fiscais de tributos realizaram uma visita técnica ao Serviço Integrado Municipal de Maricá (SIM). O objetivo foi conhecer de perto as práticas que contribuíram para aumentar a arrecadação do ICMS daquela cidade, especialmente em relação ao valor adicionado nas operações de circulação de mercadorias e prestação de serviços.O gerente de Administração Tributária de Rio das Ostras, Nelzir Mello, que acompanhou os servidores do Município, foi recebido pelo assessor de Governança da Secretaria de Gestão Tributária e Fiscal de Maricá, Carlos Eduardo Gonçalves, e sua equipe.

A fiscalização das operações realizadas por meios eletrônicos de pagamento também foi um ponto central da discussão, com foco na identificação dos usuários e nos montantes movimentados mensalmente na declaração de operações com cartões de crédito.

“Nossa visita proporcionou aprendizados valiosos que poderão ser aplicados no desenvolvimento de novas práticas e procedimentos para incrementar a arrecadação municipal. Os fiscais buscam agir de forma preventiva, orientando os contribuintes e promovendo ações de regularização sempre que necessário, além de implementar medidas repressivas em casos de sonegação e fraude fiscal”, afirmou Nelzir.

O gerente de Administração Tributária de Rio das Ostras destacou a importância de alinhar a administração tributária às melhores práticas do Brasil. Ele enfatizou que a arrecadação média de referência nos próximos anos será crucial durante a transição da reforma tributária para os municípios.

COOPERAÇÃO TÉCNICA – Nelzir enfatizou que a Prefeitura também se comprometeu a acompanhar e verificar o preenchimento Declaração Anual para o Índice de Participação dos Municípios (Declan-IPM), que é fundamental para a melhoria da arrecadação de Rio das Ostras. Com o Convênio de Cooperação Técnica nº 20/2015, firmado entre a Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Fazenda, será possível cruzar dados para identificar possíveis inconsistências tributárias.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.