Rio das Ostras realiza primeira reunião com sociedade sobre Plano de Mobilidade Urbana
Comissão voltará a se reunir em 26 de fevereiro
A Prefeitura de Rio das Ostras realizou, nesta terça, 27, a primeira reunião com representantes da sociedade civil organizada – Associações, ONGs, cooperativas etc – para a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana.
Durante o encontro, que aconteceu no auditório da Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, em Jardim Campomar, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as diretrizes do plano, a dinâmica de trabalho, além de saber como, a partir de agora, a sociedade poderá contribuir para o planejamento. O próximo encontro acontece no dia 26, às 9h30, no Parque dos Pássaros.
O secretário de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, Edson Luiz Pereira, destacou a importância desse momento histórico para o Município, que vem reunindo o Poder Público e a população para discutir a implantação do Plano de Mobilidade Urbana.
De acordo com o Diretor do Departamento de Mobilidade Urbana do Município, Eduardo Almeida, é fundamental a participação da população riostrense. “É muito importante a participação de todos na construção de uma cidade mais acessível, que respeite o direito de ir e vir dos cidadãos, com autonomia, segurança e conforto”, destacou.
Durante dois anos, técnicos da Prefeitura realizaram um estudo da legislação, análise e coleta de dados relacionados à mobilidade urbana, com a identificação de problemas, rotas de transporte. Nesse período, também foi criada a Comissão do Plano de Mobilidade Urbana, que reúne representantes do Poder Público e da População. Na fase atual, a Comissão recebe contribuições da sociedade e, após análise, elabora o Plano, que será apresentado em Audiência Pública, com a participação dos moradores.
A Comissão reúne profissionais das secretarias de Transporte, Planejamento, Obras, Educação, Ambiente, Serviços Públicos e Turismo.
O professor Heraldo Alves de Oliveira, que é cadeirante, destacou a satisfação de fazer parte da Comissão e poder expor as dificuldades que enfrenta no seu cotidiano. “Diariamente enfrento problemas de acessibilidade em coisas simples, como ter acesso ao banheiro, subir uma escada, ou mesmo de circular pelas vias urbanas. É muito gratificante dar minha contribuição e trabalhar com essa equipe dedicada”, disse o professor.
Participaram do encontro representantes de Associações de Moradores, da Pestalozzi, de Cooperativas de Transporte e da Associação Comercial.
CONTRIBUIÇÃO – Quem estiver interessado em contribuir pode enviar sugestões acerca de mobilidade e acessibilidade pelo e-mail cpmmuro@gmail.com. A próxima reunião acontece no dia 26 de fevereiro, às 9h30, no Parque dos Pássaros. Lembrando que a Audiência Pública, ainda será marcada.
FONTE:
Departamento de Jornalismo