Rio das Ostras realiza ajustes salariais históricos de quase 70% para servidores
Profissionais do Magistério recebem R$ 500 com a criação da Gratificação de Valorização e regularização dos enquadramentos de promoção e progressão
Desde que a atual gestão assumiu a Prefeitura de Rio das Ostras em 2018, todos os servidores concursados receberam 67,38% de reajustes salariais e recomposições salariais de perdas históricas, além do aumento de 50% nos auxílios transporte e alimentação e da incorporação de 10% no salário da Gratificação por Assiduidade e Pontualidade, que foi incorporada aos vencimentos dos servidores. Especificamente para os profissionais do magistério, foi criada a Gratificação de Valorização do Magistério no valor de 500 reais.
Apesar dos avanços significativos nos reajustes salariais e benefícios para os profissionais da educação em Rio das Ostras, a pressão dos sindicatos por novos aumentos continua paralelamente à limitação imposta pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Enquanto a gestão municipal busca atender às demandas dos educadores e melhorar as condições de trabalho, as restrições fiscais colocam um obstáculo significativo à implementação de novas melhorias.
Mesmo diante deste cenário, o município vem dialogando com o movimento sindical do município. “Nos últimos dois meses, foram realizadas reuniões com integrantes da Administração Municipal e do Sindicato a fim de ouvir, debater e avaliar as reivindicações. Um novo encontro está previsto nos próximos dias com o SINDSERV-RO (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rio das Ostras) com a gestão municipal e profissionais representativos”, conta Maurício Henriques, Secretário de Educação, Esporte e Lazer.