Rio das Ostras realiza ação de limpeza e conscientização
Rio das Ostras realiza ação de limpeza e conscientização para prevenir enchentes
De forma a prevenir as enchentes no município, a Prefeitura de Rio das Ostras, em parceria com a sociedade civil organizada, montou uma ação especial de limpeza e conscientização de moradores. De 6 a 10 de julho, no Praia Ancora, equipes vão percorrer as residências orientando os moradores sobre os impactos do acúmulo de lixo e das construções irregulares na drenagem regular das águas das chuvas. O objetivo é acabar com o sofrimento dos moradores com as enchentes.
“Escolhemos o Ancora para o projeto piloto pois é um dos locais com mais pessoas atingidas pelas enchentes, com a cheia do rio Jundiá”, disse o vice-prefeito Benedito Wilton (Broder). “Estamos preocupados com os próximos períodos de chuvas e sensibilizados com a angústia das famílias e os problemas ocasionados pelos alagamentos, como doenças e perdas materiais”, completou Broder.
Com representantes do poder público e da comunidade foi formado o Grupe – Grupo de Prevenção a Enchentes, que inclui técnicos, representantes de associação de moradores e do orçamento participativo. O grupo vai percorrer o Âncora informando os moradores sobre a importância da limpeza e da construção de imóveis em locais seguros, evitando enchentes e preservando a saúde e a qualidade de vida dessas pessoas.
Depois da ação, será feita uma análise dos resultados. O objetivo da Prefeitura e expandir a atuação a outras localidades do município.
Limpeza do Canal de Medeiros- A Secretaria de Serviços Públicos de Rio das Ostras também está realizando limpeza e desassoreamento do Canal de Medeiros para facilitar a absorção de água da chuva, evitando alagamentos nas localidades que o margeiam, como Recanto, Operário e Nova Aliança.
Desde o início da semana, equipes da secretaria retiram areia, restos de construção e demais dejetos acumulados no fundo do local. De acordo com Nilton Teixeira, secretário da pasta, o trabalho começou na divisa com Barra de São João e se estenderá a toda extensão do canal.
“Deixaremos o Canal de Medeiros totalmente limpo e pedimos a cooperação da população para que ele assim permaneça não jogando lixo no canal e não deixando restos de obras nas calçadas. Pois a própria chuva leva esses dejetos para o canal, obstruindo nosso sistema de drenagem e dificultando o escoamento das águas fluviais”, destacou o secretário.
FONTE: SECOM – PMRO.