Rio das Ostras promove grande mobilização em prol da limpeza da cidade

Prefeitura amplia projeto Rua Limpa, Cidade Limpa que inclui, além da limpeza, oficinas e atividades educativas

A saúde pública e a preservação ambiental só podem ser mantidas com a colaboração de todos. A partir desse princípio, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ampliou o projeto Rua Limpa, Cidade Limpa que passa a promover além de um grande mutirão de limpeza e orientação aos moradores, ações educativas como oficinas, teatro e palestras envolvendo estudantes e comunidade. As ações acontecem mensalmente em cada localidade e a primeira edição será no Nova Esperança, dias 3 e 4 de junho, a partir de 8h.

O projeto Rua Limpa, Cidade Limpa já era um sucesso de mobilização, movimentando a comunidade em torno da idéia de manutenção da limpeza da cidade e uso correto dos serviços gratuitos de coleta da Prefeitura. Em sua nova versão, a ação será realizada mensalmente, durante dois dias, em cada localidade de Rio das Ostras. A iniciativa inclui coleta de lixo, entulhos, galhadas, varrição, roçada, além de orientação aos moradores, de porta em porta, sobre os serviços de limpeza pública. Como novidade, mais de 500 alunos das redes pública e privada de ensino vão participar também de palestras, oficinas e outras atividades lúdicas e culturais voltadas à preservação ambiental, saúde e limpeza pública

“O projeto Rua Limpa, Cidade Limpa já conseguia bons resultados e participação da comunidade. Por isso, ampliamos a iniciativa para sensibilizar mais e mais moradores e mostrar que cada um deve fazer o seu papel de cidadão para manter a cidade limpa; não jogando lixo em terrenos e respeitando os horários da coleta, por exemplo”, esclareceu o secretário de Meio Ambiente, Max Almeida.

ARTE E CIDADANIA – Além de escolas públicas, participam do projeto o Centro Integrado de Convivência (Cic 2) de Nova Esperança e o projeto Jovem Cidadão, mantidos pela Secretaria de Bem-Estar Social, o Núcleo de Educação Ambiental, uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e de educação, as escolas técnicas ETP e RioPetro e a ONG Mare. Empresas privadas também apóiam a iniciativa.

COLETA SELETIVA – Como mais uma etapa de sensibilização da comunidade para o início da coleta seletiva no município, durante a ação, haverá um ecoponto instalado no local para receber materiais recicláveis. Os estudantes já estão reunindo esse tipo de dejeto em suas casas para levar ao local determinado. A comunidade também pode aproveitar a oportunidade para encaminhar seu lixo reciclável e garantir a correta destinação do material. Os recicláveis recolhidos serão doados a Organizações Não Governamentais da área ambiental. Para estimular a reciclagem, a cada 10 itens levados ao ecoponto, o cidadão recebe um cupom para participar de sorteio de prêmios.

SERVIÇOS – A Secretaria de Meio Ambiente lembra à população que, além do recolhimento de lixo domiciliar, oferece serviços gratuitos de coleta de entulho, galhadas e lixo de grande porte, como móveis e eletrodomésticos velhos. O recolhimento deve ser agendado pelos telefones 2771-6420 e 2771-6421.

FONTE: SECOM – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.