Rio das Ostras promove grande mobilização contra dengue
De 19 a 24 de março, equipes estarão em Gelson Apicelo com ações educativas e visitas às residências
O combate à dengue em Rio das Ostras não para. A Secretaria de Saúde mantém uma ação permanente de controle da doença, que inclui eventos de mobilização. Dessa vez, as equipes da Vigilância em Saúde vão estar no loteamento Gelson Apicelo, a partir de 8h, dos dias 19 a 24 de março, sensibilizando moradores para o risco desse mal.
Durante a mobilização, cerca de 120 guardas sanitários estarão nas ruas da localidade, orientando os moradores sobre a importância da participação de cada um no controle do mosquito. As equipes vão reforçar os cuidados simples que fazem a diferença, como a destinação correta do lixo e eliminação de reservatórios com água parada.
Além da Educação em Saúde, os guardas sanitários vão colocar telas em caixas d´água e utilizar o larvicida em reservatórios com água parada que não possam ser eliminados.
O objetivo da Prefeitura é realizar um trabalho abrangente. Por isso, as equipes também vão visitar as residências de pessoas que procuraram a rede municipal com sintomas da dengue para que familiares e vizinhos não sejam vítimas da doença.
Para controle do mosquito, haverá ainda utilização de pulverizadores em áreas externas e nas residências onde houver necessidade.
Uma tenda será montada na esquina entre as ruas Zilda Apicelo e Lima Passos, onde os servidores vão receber solicitações de visitas a imóveis com possíveis focos do mosquito, além de pedidos de combates a outros vetores, como ratos e caracol africano.
PARCERIAS – A Secretaria de Serviços Públicos também participa da mobilização, atuando na limpeza de terrenos, com caminhões e retroescavadeira, para eliminar a possibilidade de criação de larvas do Aedes Aegypti nesses locais.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social