Rio das Ostras promove eventos educativos pelo Dia do Motorista
Palestras buscam conscientizar estudantes e motoristas sobre importância do respeito às Leis de Trânsito
Nesta segunda, 25 de julho, quando o País comemora o Dia do Motorista, Rio das Ostras promoveu palestras com o tema “Segurança no Trânsito: vírus da gentileza”, buscando conscientizar estudantes e motoristas sobre a importância do respeito às leis de trânsito.
As palestras foram ministradas aos alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, no Jardim Campomar. Permissionários das vans de Transporte Público de Rio das Ostras também assistiram às palestras, promovidas pelo diretor de Departamento de Infração no Trânsito, da Secretaria de Segurança Pública, o guarda municipal Gilliard Silveira e pelo diretor de Mobilidade Urbana da Secretaria de Transportes, Eduardo de Almeida.
“Gosto muito de participar das palestras oferecidas pelas secretarias de Transportes Públicos e de Segurança Pública. Sempre abre nossos olhos, principalmente para nós permissionários do transporte público, que trabalhamos diretamente com a população, inclusive idosos e estudantes”, comentou o motorista Ezequiel de Oliveira Peluzes, que atua no setor há nove anos.
A diretora da unidade de ensino Valéria Almeida destaca que a Escola sempre discute com os alunos estas e outas questões sociais que serão importantes para a formação desses jovens. “A partir de palestras educativas e de projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação, como a Semana do Trânsito, os estudantes passam a refletir sobre os temas e acabam se tornando agentes modificadores, junto com os responsáveis”, frisou a professora.
O guarda municipal Gilliard Silveira, que há anos atua na Educação no Trânsito no Município, diz que ver a mudança de comportamento de muitos alunos é muito gratificante. “Mostra que estamos semeando e que algumas sementes vão florescer e dar bons furtos. Espero que no futuro, com a conscientização dos jovens, as estatísticas de acidentes no trânsito sejam reduzidas” concluiu o GM.
O assessor de Mobilidade Urbana da Secretaria de Transportes Públicos, Eduardo Almeida, alerta que motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres precisam mudar seus hábitos no trânsito.
“A cada dia aumenta o número de automóveis, motos e ciclistas circulando pelas vias públicas. Se não houver um respeito entre esses meios de transporte, os resultados continuarão drásticos”, disse Eduardo.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social