Rio das Ostras passa a contar com Equipe de Resgate com motocicletas
A equipe conta com motos e UTI móvel para agilizar o resgate a vítimas de acidentes. Período de experiência mostrou eficiência do serviço
O grupo, formado por 10 socorristas, com treinamento específico para esse tipo de trabalho, conta com ambulância (UTI móvel) e motocicletas, dando o primeiro atendimento e impedindo que o paciente seja removido ou transportado de forma incorreta.
Até o momento, a Equipe de Resgate já atendeu cerca de 70 ocorrências, dentre acidentes automobilísticos, atropelamentos, vítimas de agressão, pacientes psiquiátricos, entre outras.
Agilidade no Resgate
O resgate ágil é determinante para reduzir o risco de morte ou de incapacitação permanente da vítima. A mobilidade da moto permite que a vítima receba o primeiro atendimento em poucos minutos após a comunicação do acidente. A Equipe de Resgate da Secretaria de Saúde atua em parceria com a Guarda Municipal e a comunicação entre elas se dá via rádio.
Uma grande vantagem da Equipe é a possibilidade de realizar mais de um atendimento ao mesmo tempo. Prova disso foram dois acidentes automobilísticos ocorridos quase simultaneamente no dia 30 de dezembro; um próximo ao trevo e outro, no Jardim Mariléa. O grupo dividiu-se e todas as vítimas foram socorridas a tempo e encaminhadas ao Pronto-Socorro Municipal. Em poucos dias de atuação, o trabalho da Equipe de Resgate já salvou vidas e obteve respeito e reconhecimento por parte da população, que chega a aplaudir os socorristas depois dos resgates.
FONTE: SECOM – PMRO.