Rio das Ostras participa da Olimpíada Brasileira de Informática
Cerca de 500 alunos do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino participaram no último sábado, dia 4, da primeira fase da 11ª Olimpíada Brasileira de Informática, promovida pela Sociedade Brasileira de Computação. O objetivo é desenvolver o raciocínio lógico dos estudantes e despertar o interesse pela ciência da computação.
Os alunos riostrenses participaram da olimpíada na modalidade Iniciação Nível I (até 7º ano do Ensino Fundamental) e Nível II (até 9º ano do Ensino Fundamental). A segunda fase da olimpíada será no dia 9 de maio, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Os vencedores vão ganhar um curso de Introdução à Programação do Instituto de Computação da Unicamp.
Para a secretária de Educação, Maria Lina da Paixão, a participação dos alunos é muito importante porque introduz o estudante a era da informática. “É um orgulho para a Secretaria de Educação participar dessa olimpíada já que temos vários estudantes que estão criando sites e portais para várias instituições e empresas”, explicou a secretária.
Mateus Gabriel Maciel Braga, aluno do 6º ano da Escola Municipal Fazendas Reunidas Atlântica, gostou da participação e aprovou a metodologia da prova. “Achei muito bom porque tive a oportunidade de aprender mais sobre matemática. Além disso esse tipo de prova ajuda a exercitar mais o cérebro”, declarou.