Rio das Ostras é enredo de escola de samba do Rio de Janeiro
A riqueza histórica de Rio das Ostras foi a inspiração que o G.R.E.S. Difícil é o Nome, escola de samba do Grupo B do Rio de Janeiro, usou para compor o enredo deste ano.
O ator Stepan Nercessian, presidente da comissão de carnaval da escola e freqüentador da cidade, foi o grande responsável pelo enredo que vai ser apresentado por quatro carros alegóricos e 1800 componentes.
"Conheço Rio das Ostras há muito tempo. O crescimento e a história da cidade fizeram com que eu sugerisse ao presidente Maneco o enredo. Temos componentes com muita garra, um dos melhores sambas do grupo e um carnavalesco experiente. A Difícil é o Nome pretende sair campeã", disse Stepan Nercessian.
O G.R.E.S. Difícil é o Nome tem 34 anos de tradição no Carnaval. Começou como bloco, virou escola de samba há 19 anos e nos últimos três anos persegue o campeonato do Grupo B.
O presidente da escola, Maneco Baraçal, garante que a Difícil é o Nome tem grandes chances que passar para o Grupo A.
"Estamos trabalhando muito e acredito que Rio das Ostras vai nos dar sorte, porque é uma cidade próspera, e subiremos para o Grupo de Acesso", disse Maneco confiante.
O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, também está confiante no título da escola. "É um orgulho ver Rio das Ostras como enredo de escola de samba. Tenho acompanhado o trabalho e acredito que vamos ficar entre as melhores do grupo", disse.
O desfile da Difícil é o Nome será na madrugada de terça para quarta-feira, na Passarela do Samba no Rio de Janeiro. Estarão presentes no desfile a Musa do Carnaval de Rio das Ostras, Thais Macedo, no carro abre-alas, os secretários de Turismo, Indústria e Comércio, Alan Machado, e de Comunicação Social, Luiz Fernando Mello. Além de 50 componentes na Ala dos Pescadores.
DECORAÇÃO DE CARNAVAL – O enredo do G.R.E.S. Difícil é o Nome também é o tema da decoração de Carnaval de Rio das Ostras.
Além dos pórticos de entrada no Trevo e em Rocha Leão, 150 galhardetes colocados nas orlas do Centro e de Costazul mostram o carro abre-alas da escola com a sereia mostrando a ostra com a pérola brasileira (Rio das Ostras).
O carnavalesco da escola, Fernando Alvarez é o responsável pela decoração.
Difícil é o Nome
34 anos de história
O G.R.E.S. Difícil é o Nome tem 34 anos de fundação. Começou como um bloco de Pilares, no Rio de Janeiro, e depois de virar Escola de Samba, percorreu o trajeto até o Grupo B.
Nos último três anos vem brigando pelo campeonato do grupo e pretende desfilar no Grupo de Acesso em 2008.
O ator Stepan Nercessian há cinco anos saiu da Caprichosos de Pilares e se integrou a Difícil é o Nome com o objetivo de levantar a escola. E tem dado certo.
A escola este ano vai mostrar a história de Rio das Ostras desde a época dos índios Tamoios e Goytacazes que habitavam o local até hoje, mostrando o desenvolvimento da cidade, principalmente na área de turismo.
A seguir a letra do Samba Enredo " Rio das Ostras, a pérola brasileira"
SAMBA ENREDO
Compositor(es): Toinzinho / Carlos Sol / Igor Reis / Walter Alcerca / Paulo César / Sidney de Pilares
Intérprete: Sidney de Pilares
Pérola brasileira
De história singular
Dom Pedro a sombra da figueira
Ou navegando pelo mar
Por aqui passaram os Jesuítas
E antigas civilizações
Tropeiros a luta tudo começou
De Casimiro se emancipou
Vem vem nessa onda
Na praia virgem da pra relaxar
Fim de semana (Bis)
Lá no centro incendeia
O orgulho dessa gente
Ta no encanto desse mar
Natureza exuberante
De paisagens deslumbrantes
Vem descobrir, vem se encantar
Com riquezas que vai encontrar
Cidade mais bela não há
Gerando energia
É aconchegante e hospitaleira
"Rio das Ostras"…
Quantas história de amor tem pra contar
No coração pra sempre te levar
"Difícil é o Nome" dela não lembrar
Meu carnaval é "Rio das Ostras"
Um paraíso a te conquistar
Cantando vou revelar (Bis)
Belezas desse lugar
Você vai se apaixonar
FONTE: SECOM – PMRO.