Rio das Ostras Jazz & Blues Festival acontece em agosto com patrocínio da iniciativa privada
O Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, um dos melhores festivais do gênero da América Latina, registrou nos últimos dois anos altos índices de aprovação e credibilidade no mercado, o que possibilitou um crescimento bastante positivo dos investimentos da iniciativa privada.
Este principal evento turístico de Rio das Ostras chega à 13ª edição em 2015 e acontecerá entre os dias 20 e 23 de agosto com quase 100% de patrocínio da iniciativa privada e terá a Prefeitura Municipal como apoiadora. Entre as atrações internacionais já confirmadas estão Roy Hargrove, Omar Hakim, Matt Scholfield, Carolyn Wonderland, Dwayne Dopsie, Robben Ford e Incognito.
Segundo a organização do Rio das Ostras Jazz & Blues, o cenário econômico atual apenas agilizou o processo de redução da verba pública no orçamento do evento. A alternativa encontrada para realizar o festival com orçamento menor e sem alterar a qualidade musical, foi diminuir em cinco dias a programação e reduzir o número de palcos de cinco para quatro, mas o importante foi garantir que toda a programação continuará gratuita.
O esforço para a realização do Rio das Ostras Jazz & Blues vai além do aspecto cultural. O festival é um importante ativo para a cidade e chegou a injetar mais de R$ 11 milhões na economia em consumo e prestação de serviços durante o período do festival no ano passado, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ.
O Rio das Ostras Jazz & Blues Festival conta com o patrocínio da Vallourec, Unimed, Viação 1001 e Suga Tudo Limpezas Industriais.
Alguns números da última edição do Festival– Pesquisa FGV/RJ – 2014
· Foram injetados mais de R$ 11milhões de reais na economia de Rio das Ostras em consumo e prestação de serviços
· O Festival foi aprovado por 99% do público presente
· 97% do público pretende retornar em 2015
· Acesso de 62 países pela internet e WEB.
· Foram feitos cerca de 11 mil downloads em mais de 40 países, por meio do aplicativo do Festival
· Cerca de 90 mil pessoas acessaram o Festival pelas redes sociais (Facebook, Instagram e twitter) diariamente.
· O sentimento (saúde) da MARCA atingiu 98% de avaliação positiva.
FONTE: Bete Nogueira -Jornalista