Rio das Ostras investe em novos equipamentos para o Pronto-Socorro
Aquisição de equipamentos vai auxiliar um melhor atendimento aos pacientes
O tempo é de muito trabalho e a Administração Municipal de Rio das Ostras vem investindo em várias frentes, principalmente, na Saúde. Este ano, os investimentos já chegaram a algumas unidades e uma delas é o Pronto-Socorro, que recebeu diversos equipamentos novos para melhor atender a população.
Dentre as aquisições estão sete mesas de exames, desfibriladores, eletrocardiógrafo, reanimador pulmonar, bombas de infusão contínua, suportes para soro, macas, aparelhos de ar-condicionado para diversas repartições e duas novas ambulâncias. Além disso, o Pronto-Socorro ainda está para receber equipamentos como carros de curativo, reanimadores, carros-maca, colchões para macas, poltronas hospitalares, serras e abridor de gesso, aspiradores de secreção, cadeiras de rodas, entre outros.
De acordo com a secretária de Saúde de Rio das Ostras, Dra. Lenise Pedrosa, a Prefeitura adquiriu vários equipamentos com o objetivo de auxiliar um melhor atendimento de urgência e emergência prestado aos pacientes.
“Esses investimentos, na maior parte, foram adquiridos através de emendas federais que fomos buscar para o Município. Com isso, a unidade do Pronto-Socorro está mais preparada para atender a população. Também já conseguimos informatizar o atendimento e vamos levar essa informatização a outras unidades. Tudo isso é fruto de uma constante busca para melhoria da Saúde, que é uma prioridade da Administração Municipal”, ressaltou a secretária.
ATENÇÃO BÁSICA – Além da reestruturação do Pronto-Socorro e outras unidades, a Administração Municipal iniciou a gestão com a Atenção Básica desprovida de insumos, profissionais, ambulatórios com demandas para além de suas capacidades, entre outros problemas. Por isso, os investimentos não param por aí.
Para melhorar a Atenção Básica e estabelecer um fluxo próximo ao ideal e mais acolhedor, a Prefeitura de Rio das Ostras buscou ações de curto prazo, como o Projeto de Expansão da Estratégia de Saúde da Família, visando organizar a rede de serviços na Atenção Básica e garantir melhor cobertura. No planejamento está previsto a ampliação de mais 15 equipes de Saúde da Família.
Também segue em execução o projeto de capacitação voltado aos gerentes das Unidades Básicas de Saúde e Estratégia Saúde da Família. Essas qualificações acontecem em encontros mensais na Unidade de Saúde do Âncora, entre outras ações. Ainda segundo a secretária de Saúde, variados projetos seguem em andamento e serão significativos para obtenção de uma Atenção Básica mais forte e resolutiva no Município.
FONTE: ASCOM – PMRO.