Rio das Ostras inicia ampliação do Sistema de Videomonitoramento
Instalação das câmeras será realizada por meio de convênio com a Petrobras
Rio das Ostras vai ampliar o Sistema Municipal de Videomonitoramento. Começa, neste mês de outubro, a instalação de 10 câmeras, que serão utilizadas no monitoramento das escolas de Rio das Ostras.
Além disso, também será ampliado o Centro de Operações da Secretaria de Segurança Pública. As melhorias são resultados de um convênio entre a Prefeitura e a Petrobras, por intermédio do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região, o Prodesmar. A previsão é de que a instalação esteja concluída em cerca de 60 dias.
O convênio, no valor de R$ 657 mil, foi assinado em abril pelo prefeito Alcebíades Sabino, juntamente com os municípios de Macaé e Carapebus. Segundo o chefe do Executivo, as cidades não podem mais agir isoladamente, já que a questão da segurança pública deve ser planejada de forma integrada pelas cidades da Região.
“É muito importante para os municípios da Bacia de Campos terem a Petrobras como parceira. O convênio confirma o compromisso da empresa com a proposta de cinturão de segurança formado pelas cidades da Região. Nossos municípios cresceram em torno do petróleo e, em consequência, vieram problemas sociais, como necessidade de mais segurança”, disse o prefeito Sabino.
As 10 novas câmeras vão se somar às 20 outras existentes. O secretário de Segurança Pública de Rio das Ostras, Paulo César Viana, explica que os equipamentos estarão ligados ao Centro de Operações da Guarda Municipal. A unidade também será beneficiada pela verba do convênio, e recebe um novo módulo de recepção de imagens, que vão contribuir também para o planejamento de ações da PM.
“Com a ampliação do sistema, poderemos dar mais segurança a mais de 10 mil estudantes; desta forma, apoiaremos a Polícia na inibição do tráfico, furtos e outras ocorrências nas imediações das escolas”, destaca Viana.
Para a secretária de Educação, Andréa Machado, a instalação de câmeras trará mais tranquilidade para a comunidade.
“Todas as ações que contribuam para aumentar a segurança de nossas escolas e seus entornos são muito bem-vindas. Acreditamos que a instalação dessas câmeras vai dar maior tranquilidade para os alunos, pais e toda comunidade escolar”, afirmou.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social