Rio das Ostras inaugura primeiro Centro de Educação Ambiental
“Cedro” é o primeiro dos três centros que serão inaugurados no Município
Rio das Ostras ganhou um importante reforço às ações municipais de conscientização da comunidade quanto à preservação ambiental.
Foi inaugurado nesta segunda, 8, o Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras – Cedro. O local servirá como centro de monitoramento e informação sobre as bacias hidrográficas, fauna e flora da região. A cerimônia contou com a presença do prefeito Sabino, do vice-prefeito Gelson Apicelo, secretários municipais e representantes de entidades ambientais, como a Reserva União. O Cedro fica na Avenida Linda, em Nova Esperança.
O prefeito Sabino destacou a necessidade de uma atuação permanente do Poder Público para a conscientização da população. “A sociedade tem o direito de escolher que tipo de progresso deseja para sua cidade. Em Rio das Ostras queremos um progresso com sustentabilidade, mas, para isso, temos que contar com o apoio da população, especialmente dos jovens”, afirmou Sabino, lembrando que atos simples, como não jogar lixo nas ruas já contribuem para a preservação do ambiente.
Sabino relacionou as políticas municipais ao prêmio Cidades Sustentáveis, recebido por Rio das Ostras na semana passada. “Temos muito orgulho de ser o único município do Estado a receber este prêmio tão importante. Isso é nossa filosofia, nossa missão como administração pública. Investir em esporte, educação e na juventude também é investir em meio ambiente”, destacou.
Mais dois centros estão em fase de conclusão, sendo um em frente à sede da Prefeitura, na Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Iriry, e outro no Parque Municipal, em Mar do Norte.
De acordo com o Secretário do Ambiente, Nivaldo Talon, o espaço permite que a comunidade esteja mais próxima das questões ambientais da Cidade. “O Cedro é da população. É um espaço destinado a todos que queiram conhecer os ecossistemas da nossa Região”, disse.
HOMENAGEM – O Centro de Educação Ambiental recebeu o nome de Leandro Sarzedas, uma homenagem ao professor que chegou a ser nomeado secretário do Ambiente do Município, mas faleceu no início de 2013. “Leandro faz falta a Rio das Ostras por sua vocação como articulador. Um homem que dedicou sua vida ao ensino e, como militante político, sempre lutou pela preservação ambiental”, lembrou o prefeito.
MOSTRA – O Cedro exibe neste mês a mostra “Darwin Now: vida e obra de Charles Darwin”. A exposição é composta por 17 painéis ilustrados com textos que revelam a vida e a obra de Darwin e o impacto de suas ideias sobre a Evolução das Espécies em toda a sociedade. De acordo com a bióloga e coordenadora do Cedro, Nathália Ferreira, o espaço vai funcionar de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h para visitação gratuita. Em breve, um telefone será disponibilizado para agendamento de grupos. O e-mail eariodasostras@gmail.com já está disponível para contato e outras informações.
A mostra é a contribuição do British Council (Conselho Britânico) às comemorações pelo bicentenário do nascimento do naturalista britânico e ao 150º aniversário da publicação de seu livro “A origem das espécies e a seleção natural”, no qual ele expõe os princípios de sua Teoria da Evolução das Espécies.
Departamento de Jornalismo