Rio das Ostras está em estágio de atenção para incêndios florestais

Rio das Ostras está em estágio de atenção para incêndios florestais

Defesa Civil segue monitoramento por conta do risco muito alto no Município

A Defesa Civil de Rio das Ostras entrou em estágio de atenção para risco muito alto para incêndios florestais, nesta quarta-feira, dia 19. As equipes da Guarda Ambiental e Defesa Civil deram início a um monitoramento das principais áreas de preservação ambiental do Município.

O coordenador da Defesa Civil, Edmilson Silva Martins, explicou que é preciso ter atenção com práticas que ampliam os riscos de queimadas, como descarte e queima irregular de lixo, principalmente próximo a áreas de vegetação, e a prática de se limpar terrenos ateando fogo.

“Os incêndios podem ser causados também por fatores naturais, como onda de calor extremo, que fazem espalhar rapidamente com clima seco, baixa umidade e materiais inflamáveis. É fundamental que as pessoas façam a parte delas e evitem a utilização do fogo como meio de se livrar do lixo e objetos inservíveis, e que também denunciem essa prática aos órgãos ambientais. É importante lembrar que a prática de soltar balões, além de ser crime ambiental, também é um fator de risco de incêndios”, informou.

Segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), o risco de incêndios florestais é considerado muito alto, em toda a Baixada Litorânea, o que inclui Rio das Ostras.

Em caso de incêndio, as pessoas podem ligar para o Corpo de Bombeiros no número 193, para a Defesa Civil, no 199, e para a Guarda Ambiental, no 153.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.