Rio das Ostras e Macaé trocam experiências sobre Controle Interno na Administração Pública
Objetivo foi compartilhar procedimentos e sistemas para aprimorar a gestão pública em Rio das Ostras em conformidade com o TCE-RJ
Representantes da Secretaria de Auditoria e Controle Interno de Rio das Ostras e da Controladoria Geral de Macaé participaram, na manhã da última quarta, 8, de uma reunião com foco na troca de experiências e no compartilhamento de práticas de gestão. O objetivo do encontro foi conhecer os sistemas e procedimentos implementados em Macaé e discutir a criação de Unidades de Controle Interno nas secretarias de Rio das Ostras, em atendimento às determinações do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).
Estiveram presentes pela equipe de Rio das Ostras a secretária Ingrid Antunes Amaral e as servidoras Raquel Maciel Porto Noia e Fernanda Ferreira. Representando Macaé, participaram o controlador-geral Edilson Santana e o coordenador de Fiscalização e Controle, Henrique Miranda.
“Foi uma reunião produtiva, onde conversamos sobre assuntos desde os projetos de lei, decretos e resoluções para adequar a estrutura, até instruções normativas para melhorar os procedimentos, tramitações e análises dos processos de licitação e contratos, de acordo com a nova Lei de Licitações, à luz das atribuições do Controle Interno”, explicou Ingrid Amaral.
Durante o encontro, foi apresentado um sistema desenvolvido pela Controladoria de Macaé para o acompanhamento de processos administrativos, que já trouxe resultados positivos naquele município, como maior celeridade e uniformização dos procedimentos. A ferramenta despertou o interesse da equipe de Rio das Ostras, que pretende avaliar sua implementação com apoio técnico de Macaé.