Rio das Ostras é cidade decisiva da competição Tour do Rio
Centenas de ciclistas pedalaram do município com destino à capital carioca
As belezas do município de Rio das Ostras foram contempladas por centenas de turistas e atletas no último final de semana. O motivo principal foi a penúltima etapa da maior prova internacional de ciclismo de estrada da América Latina – o Tour do Rio. O evento escolheu a cidade, entre cinco municípios, para ser o local decisivo para o pré-resultado da competição, que classificou os primeiros colocados para a seleção do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. A equipe EPM-Une, da Colômbia, confirmou o favoritismo e assegurou o título por equipes e no individual geral com Juan Suarez. O vencedor, de 26 anos, e mais 140 ciclistas saíram da Lagoa de Iriry no domingo, 31, rumo à Quinta da Boa Vista, parada final dos competidores.
O prefeito Carlos Augusto, que recepcionou os ciclistas tanto na chegada a Rio das Ostras, quanto na largada em direção ao Rio de Janeiro, enalteceu o evento. “Nossa cidade não só comporta eventos desse porte, como tem o perfil de incentivar esportes ecológicos, como o ciclismo. Queremos sempre investir e apoiar ações que atraiam turistas do Brasil e exterior”, disse.
Carlos Augusto deu a bandeirada para o primeiro ciclista que passou pela linha de chegada, no percurso de Teresópolis a Rio das Ostras. O vencedor, Magno Prado, contou que esteve no município no ano passado. “Estou muito feliz em vencer esta etapa aqui em Rio das Ostras. Aqui percebi o quanto a cidade e o público são acolhedores. A participação da população fortalece bastante essa felicidade”, disse o vencedor da prova entre Teresópolis e Rio das Ostras, Magno Prado.
APOIO DA PREFEITURA – A diretora Geral do Tour do Rio, Luísa Jucá, enalteceu o apoio que a Prefeitura ofereceu para realizar a competição. “O prefeito Carlos Augusto abraçou a ideia e ofereceu todas as condições para que o evento acontecesse em Rio das Ostras. Pretendemos firmar essa parceria para que o Tour aconteça nesse município nos próximos anos”.
Durante os dias de competição, atletas de 11 equipes nacionais e internacionais pedalaram aproximadamente 813 quilômetros, passando por cenários de montanhas, praias e reservas naturais.
Alguns momentos marcaram o Tour do Rio. Um movimento intulado “Adeus Rodinhas” promoveu, também na Lagoa de Iriry, o incentivo às crianças a andarem de bicicleta sem as rodinhas de apoio, sob a supervisão de professores de educação física e voluntários. Além de falarem sobre a importância do uso do equipamento como meio de transporte e suas regras para pedalar, os organizadores também disponibilizaram algumas bicicletas.
A médica Mônica Carvalho, moradora de Nova Friburgo, soube do Tour do Rio e veio com os filhos e um amigo passar o final de semana em Rio das Ostras. “Esse evento tem tudo a ver com a cidade. Adorei que tenha acontecido às margens da Lagoa de Iriry, que nos oferece a opção de águas tranquilas e perto, um banho de mar na Praia de Costazul”, destacou.
Outras ações de educação no trânsito também aconteceram durante o Tour do Rio. Cartilhas educativas foram distribuídas ao público, em workshops sobre o tema, e ainda houve sorteios de diversos brindes.
Secretários da Prefeitura prestigiaram o evento e participaram da entrega dos prêmios do percurso Teresópolis/Rio das Ostras.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo