Rio das Ostras dá continuidade ao Projeto Bosques Urbanos

Rio das Ostras dá continuidade ao Projeto Bosques Urbanos

Translator

 

Nesta quinta, dia 21 de setembro, a Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou o plantio de 150 mudas nas localidades de Jardim Campomar e de Cidade Praiana, dando continuidade ao Projeto Bosques Urbanos, que visa a formação de ilhas de vegetação nas áreas urbanas.

O plantio foi realizado nos canteiros ao lado da Rodovia Amaral Peixoto e alunos das Escolas Municipais Maria Teixeira de Paula, em Jardim Campomar; e Sebastião Loubach, de Cidade Praiana participaram da ação, em referência ao Dia da Árvore.

Com essa atividade conseguimos passar para os nossos alunos a consciencialização do Meio Ambiente e da sustentabilidade, principalmente hoje, no Dia da Árvore”, explica a professora Michele Trindade da Silva.

Para o coordenador do Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras (Cedro), Leandro de Lima, o plantio das mudas ajuda no processo de neutralização de carbono das áreas da Cidade mais impactadas com o movimento intenso de carros. “É uma compensação ambiental muito importante. Em geral, os plantios de mudas são realizados nas sextas-feira”, destaca.

Plantar árvores na Cidade é muito importante por causa do oxigênio e dos nossos pulmões”, conta o aluno David Machado, do terceiro ano, do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Maria Teixeira de Paula

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio das Ostras, a expectativa é que, até o final deste ano, sejam plantadas três mil árvores, prioritariamente espécies da Mata Atlântica e frutíferas.

 

CONHEÇA O PROJETO – O lançamento do Bosques Urbanos ocorreu em abril deste ano, com o plantio de 300 mudas na rotatória de Ouro Verde. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a implantação dos Bosques Urbanos contribuirá para a conservação, preservação e enriquecimento da biodiversidade, além da melhoria da qualidade de vida da população.

Com o plantio das mudas, a Prefeitura pretende florestar áreas urbanas, contribuindo para manter a permeabilidade do solo, aumentar a cobertura vegetal do local e preservar a flora e fauna nativa da Cidade. A iniciativa conta com o apoio do Cedro – Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras.

Entre as árvores que vêm sendo plantadas pelo Projeto Bosques Urbanos estão espécies como o ipê, paineira, pau-brasil e frutíferas, dentre essas mangueira, abacateiro e cajá-manga.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.