Rio das Ostras comemora maior produtividade no plantio de feijão
Novidades do projeto de incentivo ao plantio incluem experimentos de variedades e campo de sementes
Mais uma vez os investimentos de Rio das Ostras na agricultura renderam bons resultados. Este ano foram colhidos 135 mil quilos de feijão, o que resulta em uma produtividade de 1250 quilos por hectare, a maior já conquistada pelo município.
O sucesso da colheita é resultado dos investimentos da Prefeitura no Programa de Incentivo ao Plantio de Feijão, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. O programa este ano contou participação efetiva dos produtores locais e incluiu experimento de novas variedades e a criação de um banco de produção de sementes.
“Nossa grande conquista foi conseguir mostrar aos produtores que a participação deles é fundamental para a manutenção do Programa”, disse o secretário Max José de Almeida. “Continuamos no caminho da sustentabilidade e a criação do campo de sementes será uma grande contribuição para isso”, concluiu o secretário.
No início deste ano foi formado um grupo gestor, com representantes da Prefeitura e produtores rurais. O grupo se reúne periodicamente para decidir sobre as ações do Programa de Incentivo ao Plantio de Feijão e apontar propostas de melhorias.
Avanços – Dentre os avanços da iniciativa do município, está um experimento entre diferentes variedades de feijão, realizado pela Prefeitura em parceria com Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e a Pesagro – Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa de campo apontou resultados importantes, como a alta produtividade do feijão Grafite, que será inserido no plantio em 2010 no município.
Outra novidade foi a criação de um banco de sementes. A Prefeitura delimitou uma área para plantação do grão, de forma a utilizar o feijão colhido como sementes para o próximo plantio. A área tem um sistema especial de irrigação e chegou à expressiva produtividade de 3 mil quilos por hectare. O objetivo da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca é, em breve, não precisar mais adquirir sementes para o plantio.
Festa da colheita – Os produtores rurais de Rio das Ostras, com apoio da Prefeitura, estão organizando a 5ª Festa da Colheita, em comemoração ao quinto ano de sucesso da colheita de feijão em Rio das Ostras. A festa será dias 9, 10 e 11 de outubro, em Cantagalo, com a famosa feijoada da escola de samba Império Serrano, shows e muita diversão para moradores e turistas.
FONTE: Secretaria de Comunicação Social