Rio das Ostras Cidade Bike Ciclistas encaram 200 km neste fim de semana em Rio das Ostras
Atletas terão segunda oportunidade de obter brevet do Audax
Rio das Ostras sediará mais uma etapa do Audax Rio 2013, no próximo sábado, 16. Os ciclistas terão a segunda oportunidade de obter o brevet de 200 km, que permite participar de outras provas da modalidade. O Audax é um evento ciclístico internacional não competitivo que atrai ciclistas de todo o País e tem como principal objetivo a superação dos limites em provas de longa distância. O evento tem apoio da Prefeitura de Rio das Ostras e do Convention & Visitors Bureau.
Esta é a segunda prova com o percurso de 200 km. A primeira etapa foi realizada no dia 3 de março e reuniu 220 atletas, número recorde de participantes. A largada da prova ocorrerá às 7h, na Avenida Costazul, s/nº, em frente ao Restaurante Ponto Tropical. Paralelamente à prova Audax, os ciclistas também poderão participar de desafios de 60 km e 100 km. “Os desafios são uma forma de desmistificar o quesito distância e trazer novos adeptos. As provas não valem brevet e nem são pré-requisito para provas de 200 km”, explica Thiago Gomes, organizador da prova.
O Audax é uma realização das secretarias de Esporte e Lazer e de Turismo, com a organização da Pedal 2, apoio do grupo BikeRO e do Rio das Ostras Convention Bureau, e supervisão da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro – Fecierj.
CIDADE BIKE – As provas do Audax Rio fazem parte do projeto Rio das Ostras Cidade Bike, da Prefeitura. O objetivo é estimular o ciclismo como prática esportiva, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, além de promover a sustentabilidade e a mobilidade urbana. Além disso, o Audax promove a imagem da cidade e movimenta o setor de turismo. O projeto visa também incluir Rio das Ostras como zona de aclimatação olímpica para delegações estrangeiras para as Olímpiadas do Rio 2016.
AUDAX 600KM – No dia 21 de junho, será realizada a quarta etapa do Audax Rio 2013 com o percurso de 600 km. Os atletas que completarem a prova estarão classificados para os circuitos internacionais Londres-Edimburgo-Londres (de 1400 km) e Madri-Gijón-Madri (1200 Km).
NOVIDADES EM 2014 – A organização do Audax já planeja os eventos para o ano que vem. A grande novidade em 2014 deve ser a realização da prova de 1.000 Km. “Estamos estudando os possíveis percursos para a prova. É um desafio que deve atrair ciclistas de vários países. Além disso, ao realizarmos este evento, nos credenciamos a realizar a prova de 1200 km, distância de provas conhecidas mundialmente, como a que ocorre este ano entre Madri-Gijón-Madri”, explica Thiago Gomes, organizador do Audax.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo