Rio das Ostras avança em planejamento para chancela de Geoparque Mundial da Unesco

Rio das Ostras avança em planejamento para chancela de Geoparque Mundial da Unesco

Município realiza ações estratégicas para fortalecer o Geoparque Costões e Lagunas e garantir reconhecimento internacional

Nos dias 30 e 31 de janeiro, Rio das Ostras participou da 1ª Imersão Geoparque Costões e Lagunas 2025, realizada no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem/UFRJ), em Macaé. O encontro reuniu representantes de 16 municípios para planejar ações estratégicas do Geoparque no período de 2025 a 2029, com o objetivo de obter o título de Geoparque Mundial da Unesco.

A imersão definiu medidas importantes para atender às exigências da Unesco, como a criação de uma associação gestora, a instalação de centros de visitantes em todos os municípios participantes, a promoção de cursos de capacitação para o trade geoturístico, a realização de eventos como o GeoDia e o Geoturismo Pedagógico, além da elaboração de um inventário geoturístico. Rio das Ostras foi representada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, pelo servidor municipal Márcio Cerqueira, por conselheiros municipais de turismo e por Kátia Mansur, gestora do Tayra EcoParque.

NOVO PROJETO – Em Rio das Ostras, já está em desenvolvimento o projeto “Rio das Ostras Passo a Passo”, que propõe a organização de caminhadas guiadas por técnicos em turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Essas atividades terão paradas estratégicas nos atrativos geoturísticos de interesse mundial para proporcionar explanações e uma experiência educativa tanto para moradores quanto para visitantes.

Rodrigo Peleteiro destacou a relevância do encontro: “Esta imersão foi muito importante porque reuniu várias instituições públicas e privadas dos 16 municípios envolvidos, que, através de um trabalho em rede, já estão se mobilizando para viabilizar a chancela da Unesco.”

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.