Rio das Ostras amplia atendimento à crianças
Administração Pública inaugurou mais um Centro Integrado de Convivência que atenderá cerca de 80 crianças no Âncora
Moradores do loteamento Praia Âncora, em Rio das Ostras, estavam em festa na tarde desta segunda, 2, durante a cerimônia de inauguração do Centro Integrado de Convivência (CIC) – Aprendiz de Futuro. A Unidade vai atender cerca de 80 crianças com idade entre seis e 12 anos, com atividades de música, dança, jiu-jitsu, leitura, atendimento psicossocial, rodas de conversas entre outros. As ações acontecem no contraturno escolar.
O CIC tem por finalidade o desenvolvimento de ações para superação das situações que geram vulnerabilidade social. A unidade tem o objetivo de promover a socialização, o exercício da cidadania, valorização da vida escolar, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
“Nossas crianças são prioridade. Valorizamos a educação. Eu acredito na educação de nossas escolas e trazer estes meninos e meninas para o CIC vai colaborar para que sejam melhores cidadãos. Estou muito feliz. Acredito na equipe que escolhi”, disse o prefeito Marcelino Borba.
A moradora Alessandra Gouvêa, que tem dois filhos atendidos na unidade, falou que a CIC abre possibilidades também para mães e pais. “Agora eu posso ter a tranquilidade para trabalhar. Vim de Teresópolis depois da tragédia ambiental de 2011 e quando cheguei aqui fui bem acolhida na Casa da Criança quando trouxe minha filha. O Centro Integrado é uma luz no fim do túnel pois sabemos que aqui são bem cuidados e abre novas possibilidades”, contou.
Para a secretária de Bem-Estar Social, Eliara Fialho, o Centro Integrado é o compromisso de manter parte das crianças mais protegidas. “Sou educadora social. Comecei meu trabalho pelo Centro Integrado de Convivência e sei que esta unidade é um sonho antigo e que agora se torna realidade. Precisamos fortalecer os vínculos”, contou durante a abertura do evento.
Eliara aproveitou a oportunidade para apresentar a população os profissionais que vão aturar na Unidade entre as diversas atividades.
Na abertura, a cantora e flautista Aline Rodrigues, o violinista Marcos Vinicius Cézar e a bailarina Thais Zaror, que são monitores no CIC, fizeram uma apresentação artística para os presentes.
FUNCIONAMENTO – O processo de avaliação para inclusão será realizado por equipe técnica dos Centros de Referência de Assistência Social – Cras Norte, respeitando o número de vagas disponíveis e o perfil prioritário dos usuários. No turno da manhã, o CIC funcionará das 8h às 12h e a tarde das 13h às 17h.
A Equipe Técnico-Administrativa do Centro Integrado de Convivência é composta por diretor, coordenador pedagógica, assistente social, psicólogo, orientador social, oficineiros e agentes administrativos.
PRESENÇAS – Estavam presentes o Deputado Estadual Welberth Rezende, e os vereadores Alan Machado e André Braga, que elogiaram a iniciativa do prefeito Marcelino de inaugurar uma unidade de assistência social no Âncora.
Também participaram da cerimônia os secretários municipais de Educação, Maurício Henriques, de Manutenção de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, Daniel Martins Gomes, Gestão Pública, Mario Baião, e de Administração Pública, Geovanni Zaror.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.