Rio das Ostras adquire novos carros para atendimento específico de famílias cadastradas no Bolsa Família
Veículos foram comprados com recursos federais após aprovação e autorização do Conselho Municipal de Assistência Social
A Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras, responsável pela administração do Programa Bolsa Família no Município, acaba de adquirir, com o aval do Conselho Municipal de Assistência Social e verbas federais do Índice de Gestão Descentralizada Bolsa Família – IGD, do Governo Federal, quatro veículos novos para auxiliar no trabalho desenvolvido pelos servidores. Os carros foram empenhados no orçamento do Fundo Municipal de Assistência Social.
Os recursos do IGD representam uma importante estratégia adotada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS para apoiar e estimular os entes federados a investir na melhoria da gestão do Programa Federal Bolsa Família – PBF e no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, que são executados por meio dos municípios brasileiros.
A participação do Conselho Municipal de Assistência Social de Rio das Ostras para aquisição dos veículos foi fundamental, uma vez que os conselheiros são os responsáveis pelas prestações de contas das ações e dos recursos financeiros executados, de maneira legal e transparente.
Os novos carros, somados aos dois que já atuavam no programa Bolsa Família de Rio das Ostras, serão utilizados para realização do trabalho das assistentes sociais que fazem as visitas domiciliares e acompanhamento das mais de 3.900 famílias beneficiadas atualmente pelo programa federal de transferência de renda. Os veículos serão disponibilizados nos CRAS – Centros de Referência de Assistência Social, que são as unidades responsáveis pelo atendimento direto das famílias cadastradas.
Segundo a secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos, trata-se da possibilidade de ampliar os atendimentos, ou seja, um trabalho de extrema importância para a população. “Diante da dificuldade financeira com perdas na arrecadação dos royalties do petróleo e especialmente da questão financeira do município de Rio das Ostras, ter quatro carros comprados com dinheiro do Bolsa Família é de extrema importância para nós, destacou enfatizando que os recursos para a compra dos veículos são totalmente federais, portanto, desonerando o Município.
BOLSA FAMÍLIA – As pessoas que necessitarem do benefício precisam comparecer a um CRAS – Centro de Referência de Assistência Social para a realização do cadastro. É importante levar os documentos do titular e de todos os integrantes da família, como documento de identidade com foto, CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento, ou de casamento, comprovante de residência atualizado e comprovante de renda. A Secretaria de Bem-Estar Social destaca que as crianças e adolescentes que compõe o núcleo familiar precisam seguir o calendário de vacinação e manter frequência escolar. As gestantes devem estar sendo acompanhada nos postos de saúde, com atualização semestral.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social