Rio das Ostras abre programação da Semana da Pátria
Evento com música, teatro e dança, no Teatro Popular, homenageou o Brasil e deu início às atividades, que seguem até sábado, dia 12
Rio das Ostras abriu oficialmente a Semana da Pátria, organizada pela Secretaria de Educação, na terça, dia 8, com um evento no Teatro Popular.
A programação contou com apresentações de dança, música e teatro, com alunos e artistas do Centro de Formação Artística do Município, e atletas da escola Giro, de ginástica artística. A trilha sonora das apresentações lembrou talentos nacionais como Pixinguinha e Ary Barroso. As atividades da Semana continuam até sábado, dia 12, quando haverá um passeio ciclístico com saída da Lagoa de Iriry.
O evento reuniu professores, pais, alunos, servidores e secretários municipais. O espetáculo começou com a apresentação da companhia de dança Baia Formosa, composta por alunos e dançarinos do Centro de Formação Artística.
Na sequência, apresentaram-se alunos de instrumentos de sopro – flauta e saxofone – que interpretaram clássicos nacionais e os estudantes de teatro, que mostraram o divertido esquete “O registro”, de Marcos de Melo. As ginastas da Giro -Escola de Ginástica Artística de Rio das Ostras encerraram o evento com uma graciosa apresentação ao som de Aquarela do Brasil, de Ary Barroso.
PÁTRIA – A secretária de Educação, Andréa Machado, falou à plateia sobre a importância da Semana da Pátria, reunindo atividades ligadas a arte, cultura, civismo, esporte e meio ambiente, em uma proposta original para celebrar o 7 de Setembro, Dia da Independência.
“Estamos envolvendo a comunidade, pais, professores, alunos para, juntos, buscarmos o Brasil que nós queremos. Não podemos mudar o mundo todo, mas podemos mudar o nosso mundo, com inteligência, esforço e trabalho. Queremos um Brasil livre, no qual convivam em harmonia todas as suas crenças, cores e manifestações culturais”, disse a secretária.
Ao lado de Andréa Machado estavam outras autoridades, incluindo o chefe de gabinete Aldem Vieira, representando o prefeito Sabino, e o presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cosme dos Santos.
PROGRAMAÇÃO – A Semana da Pátria continua com uma série de atividades que estimulam o civismo, a consciência ambiental e o amor pela arte e pelo Brasil. Na programação estão previstas apresentações no Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro, visitas e oficinas na Casa de Cultura Bento Costa Junior, Museu do Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba e no Cedro – Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras Leandro Sarzedas, além de plantio de árvores e atividades variadas nas escolas.
PASSEIO CILÍSTICO – O encerramento da Semana será no sábado, dia 12, das 8h às 11h, com o 5º Passeio Ciclístico: Conhecendo e Reconhecendo Rio das Ostras. O passeio está sendo organizado pela Secretaria de Educação, por meio do Programa Eco Ostras, em parceria com o Grupo de Ciclistas de Rio das Ostras (Bikero). A saída será da Lagoa de Iriry, passando por Costazul, Boca da Barra até chegar à Praça São Pedro, no Centro.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social