Rio das Ostras abre inscrições para Jovem Cidadão nesta quinta-feira, dia 5
Adolescentes de 15 a 17 anos incompletos podem fazer o cadastro até sexta (6/12) na nova sede da Secretaria de Bem-Estar Social
Programa Jovem Cidadão, que prepara os adolescentes para o mundo do trabalho, está com inscrições abertas nesta quinta e na sexta-feira, dias 5 e 6, das 8h30 às 16h30. O cadastro será realizado na nova sede da Secretaria de Bem-Estar Social, localizada na Rua Paraná, esquina com a Barros da Motta, na Cidade Beiramar. São 50 vagas para estudantes de 15 a 17 anos incompletos que estejam cursando a partir do 7º ano do Ensino Fundamental. Os participantes recebem uma bolsa-auxílio de meio salário mínimo para contribuir com sua renda familiar.
Entre os critérios para ser selecionado pelo programa estão residir em Rio das Ostras há pelo menos dois anos. No ato da inscrição, os jovens receberão uma ficha para preenchimento de dados. É preciso levar também cópias da carteira de identidade e comprovante de residência, além de declaração escolar, autorização do responsável e comprovação da renda familiar. A relação completa e detalhada dos documentos está descrita no edital.
CRITÉRIOS – Os participantes serão classificados a partir dos critérios: renda familiar per capta, área de risco social, faixa etária, escolaridade, situação de moradia (própria, de aluguel ou cedida) e tempo de moradia, especificação de maternidade ou paternidade (com ou sem filhos).
Após a análise da documentação pela equipe técnica do Programa, a classificação geral dos candidatos será publicada a partir de 3 de janeiro no site da Prefeitura de Rio das Ostras. Após essa etapa, haverá visitas domiciliares aos classificados para avaliação social e verificação das informações.
A relação final dos classificados será publicada a partir de 28 de março de 2014, no Jornal Oficial e no site da Prefeitura. Os 50 primeiros vão ingressar na 6ª turma do Programa. Os colocados entre o 51º e 75º lugares formarão o cadastro de reserva.
JOVEM CIDADÃO – O Programa é desenvolvido pela Secretaria de Bem-Estar Social, em parceria com outras secretarias municipais. Os jovens participam de oficinas socioeducativas em diferentes áreas, como saúde, meio ambiente e turismo. Inclui ainda atendimento social e psicológico, visitas e reuniões periódicas com as famílias dos adolescentes, para orientar, identificar demandas e fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
O edital completo está disponível no Portal da Prefeitura de Rio das Ostras, na edição online 662 do Jornal Oficial de(www.riodasostras.rj.gov.br).
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo