RevezAostras mobiliza população para conscientizar sobre Autismo
A caminhada teve início na Prefeitura Municipal de Rio das Ostras, em Loteamento Atlântica, e percorreu a cidade até a Praça José Pereira Câmara, no Centro. O secretário de Educação, Esporte e Lazer, Maurício Henriques Santana, agradeceu a participação do público no revezamento. “Precisamos conscientizar toda a comunidade sobre a questão do Autismo. É uma luta cotidiana de pais e professores. Necessitamos trabalhar o potencial de cada estudante autista. Suas capacidades têm que ser desenvolvidas. A informação ajuda a acabar com o preconceito, sempre”, destacou.
“Queríamos a conscientização dos direitos dos autistas e pensamos em algo grande. Pensamos em mobilizar toda a cidade e pensamos nesta caminhada para mostrar que estamos nas ruas e os direitos devem ser respeitados. Infelizmente ainda falta sensibilização”, completou Cristiane Camacho, Coordenadora da Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação.
Para Luzia de Freitas, mãe do pequeno Lucas, de sete anos, aumentou a conscientização sobre o transtorno, mas muito precisa ser feito. “Hoje em dia as pessoas estão se mobilizando mais em relação ao Autismo. Quando meu filho tinha crise na rua achavam que era falta de educação. Sofríamos muita descriminação”, relatou, emocionada.
PRESENÇAS – No encerramento da caminhada, na Praça José Pereira Câmara, no Centro, alunos do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro fizeram apresentações de dança no local para o público.
Estiveram também presentes ao evento a secretária de Bem-Estar Social, Eliara Fialho; a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cris Régis e o subsecretário de Esporte e Lazer, Alcemir Jóia.
PROGRAMAÇÃ0 – A Prefeitura de Rio das Ostras organizou uma programação especial para comemorar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. Durante todo mês, a data foi lembrada com palestras, debates e contação de histórias em várias unidades do Município.
Nesta terça-feira, dia 30, será realizada uma sessão de Contação de Histórias, no auditório da Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, com dinamizadora Amanda Carlou, Doutora em Educação e mãe de uma criança com TEA.
FONTE: ASCOM – PMRO.