Recenseadores do IBGE já estão atuando em Rio das Ostras

Recenseadores do IBGE já estão atuando em Rio das Ostras

Entrevistadores devem estar identificados com crachá com nome completo e matrícula

Começou no dia 1º de agosto o Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cerca de 136 recenseadores visitarão quase 50 mil endereços em Rio das Ostras, pelo menos até o mês de novembro deste ano.

Para identificar os recenseadores, a população deve conhecer as orientações do IBGE. Segundo o Instituto, os entrevistadores devem estar sempre identificados com um crachá contendo o nome completo e a matrícula.

Tendo acesso a essas informações, é possível confirmar se aquela pessoa está de fato a serviço do Censo, registrado e apto a fazer a coleta de dados.

Para isso basta acessar este link e inserir as informações ou entrar em contato com o IBGE pelo telefone 0800 721 8181.

Além do crachá, os trabalhadores podem estar usando colete, boné e uma bolsa com a identidade visual do Censo. Eles possuem em mãos, ainda, o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), que é um celular disponibilizado pelo Instituto para que as informações sejam digitalizadas. O IBGE também disponibilizou máscaras descartáveis aos recenseadores.

Porém, como o Censo 2022 havia sido planejado para acontecer em 2020, alguns destes utensílios de identificação podem estar desatualizados. Sendo assim, alguns recenseadores usarão um colete escrito “Censo 2020”, por exemplo.

QUESTIONÁRIO – Em cada residência, um questionário é aplicado. Existe um questionário básico, que possui 26 quesitos, e um questionário ampliado, que contém 77 questões a serem respondidas. O que define qual você irá responder é um sorteio feito pelo próprio sistema do Censo.

O questionário básico é aplicado em cerca de 89% dos domicílios, enquanto o ampliado é respondido em cerca de 11%.

Caso o morador não possa receber o recenseador no momento da visita, é possível reagendar a entrevista com o próprio trabalhador. Quando não há ninguém em casa, por exemplo, o recenseador retornar àquela residência.

O IBGE prevê que os primeiros resultados do Censo sejam disponibilizados ainda no final deste ano, mas outras análises mais complexas, que necessitam de outros cruzamentos de dados, serão divulgadas somente nos próximos anos.

CENSO – Censo 2022 será responsável por contar a população brasileira atual, além de levantar dados como faixa etária, cor e raça, educação, trabalho, mortalidade, entre outras informações importantes.

Mais informações também podem ser obtidas no Posto do IBGE no Centro de Cidadania – Endereço: Rua das Casuarinas, 595 / Sala: 22 no segundo andar – Âncora, O atendimento é de segunda a sexta das 08h às 17h. E-mail: Sub.riodasostras.rj@ibge.gov.br

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.